terça-feira, 27 de novembro de 2012

Quem é quem entre os cotados para o governo Holandinha…



Por Marcos Aurélio D'eça

Holanda Júnior já tem um esboço de secretariado

Há muita especulação sobre o secretariado do prefeito eleito Edivaldo Holanda Júnior (PTC). Mas, mesmo nas especulações – a despeito dos puristas – há sempre o que se filtrar de informações.

Este blog faz hoje um apanhado do que já surgiu em termos de nomes para a gestão holandina e o perfil de cada um.

Roberto Rocha: vice-prefeito eleito, deve mesmo ser o secretário de governo, espécie de chefe da Casa Civil do governo municipal.  Tem experiência, prestígio e autoridade para o posto.

Rose Sales (PCdoB): A vereadora é cotada para a Secretaria de Educação, mas enfrenta resistências no próprio partido, que prefere o professor Geraldo Castro.

Rodrigo Marques: Membro da Comissão de Transição, é outro cotado para o posto de Secretario de Educação. De uma forma ou de outra, exercerá forte influência no futuro governo.

Helena Duailibe (PMDB): a estranha cotação da peemedebista para a Secretaria de Saúde é fruto de três fatores: 1- a boa relação dos Holanda com ela e o marido, deputado Afonso Manoel (PMDB); 2 – a falta de um nome consistente para a pasta no próprio grupo holandino, que não vê com bons olhos a indicação de Edmundo Gomes; e 3 – a nomeação de Helena para a Semus abre vaga na Câmara para Osmar Filho (PMDB).

Gustavo Marques: É indicado de Roberto Rocha para a Secretaria de Obras. Já exerceu o cargo na adminsitração Jackson Lago (PDT) e mantém boa relação com empresas do setor, embora seja pouco querido no meio profissional e político.

Felipe Camarão: Deve ser o procurador-geral do Município. Amigo pessoal de Edivaldo Holanda Júnior, é um dos técnicos mais respeitados do grupo que apoiou o candidato.

Milton Callado: Pode ser secretário de fazenda ou de Administração. É homem de confiança do pai do prefeito eleito e exerce influência direta sobre Holandinha. Técnico do setor, também é preparado para o posto.

Márcio Jerry (PCdoB): O cargo dos sonhos para ele é a Secretaria de Governo, mas deve ir mesmo para a Secretaria de Comunicação. Jornalista de formação, enveredou-se pela política partidária e é hoje uma espécie de lugar-tenente do ex-deoputado Flávio Dino. Mas pode optar  por ficar fora da gestão.

Há outros nomes especulados nos bastidores.

Por enquanto, no entanto, estes apresentam maior chance de vaingar…

2 comentários: