segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

HOLANDA JR E A ENGENHARIA DO SECRETARIADO




Corre o boato pelos bastidores que o secretariado de Holanda Jr será constituído por intelectuais e políticos. Uma combinação no mínimo brochante, pois o efeito desta combinação não é outro senão inércia, pois o que o intelectual persegue é justamente aquilo que o político foge e aquilo que o político busca consiste no que o intelectual abomina, sendo a política a arte de conciliar interesses contraditórios, a melhor maneira de “politicar” não é outra senão evitar os contrários e transformá-los em consenso, mas colocando intelectuais e políticos na mesma mesa, definitivamente isso não será possível. 
A idéia de Holanda Jr é no mínimo brilhante, porém peca na execução. A melhor maneira de executá-la e por isso mesmo torná-la exitosa consiste em criar um “Núcleo de Inteligência Estratégica”, localizado no espaço entre o prefeito e o secretariado, composto por intelectuais de sua confiança. O núcleo estratégico teria como objetivo, munir o prefeito com informações provenientes de pesquisas, cenários, projetos produzido por quem sabe e gosta de fazer este tipo de coisa, isto é, única e exclusivamente os intelectuais. De posse do cabedal de informações relevantes produzidas por este núcleo o prefeito casaria tais informações com o ambiente político, esperando e ao mesmo tempo construindo o momento adequado para implementá-las. A vantagem deste sistema, é que o mesmo impede que o prefeito fique isolado e mal informado acerca dos acontecimentos, o que é bastante comum quando as coisas não vão bem. Da mesma maneira, tal sistema evitaria o acirrado conflito de interesses e diminuiria a luta pelo poder e recursos, além de tornar mais fácil para o governante “dar o tom” de sua marca. 
Por fim, Holanda Jr tem em mãos a chance de ganhar agilidade em seu processo decisório e maior possibilidade de programar seu projeto de governo, uma vez que caberia aos secretários políticos a tarefa de viabilizar suas demandas. Porém, parece que insiste em inviabilizar sua idéia na mera ilusão que isso traria maior poder e controle. Saiba meu arguto jovem, que poder não se tem e é uma ilusão correr atrás dele, Sarney que o diga. Poder se exerce! E para exercê-lo é necessário criar as condições ideais, o que parece não ser o caso do governo municipal que se inicia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário