segunda-feira, 29 de abril de 2013

AÇÃO SIMBÓLICA DE COMPENSAÇÃO AMBIENTAL NO RANGEDOR: DUAS CRIANÇAS E MAIS DE 7 MIL FRALDAS DESCARTÁVEIS


Fernanda 2 anos, hoje do tamanho do umbuzeiro 

Hoje vou pedir permissão aos  leitores do “BLOG DO VARÃO”  para escrever em primeira pessoa. O motivo da exceção garanto que é em nome de uma boa  causa . Tenho duas filhas pequenas. A Fernanda de 2 anos, e a Gabriela de 6 meses. Desde quando nasceram venho acompanhando, com uma certa preocupação, a quantidade de fraldas descartáveis que vêm usando  e as que ainda irão  usar. Com ajuda da mãe  fizemos as contas. Na contabilidade da Sandra, até os 3 anos de idade,  Fernanda e Gabriela deverão  usar mais de 7 mil fraldas.
chegando com o umbu , ao fundo a Assembléia Legislativa 
A minha relação com o meio ambiente me deixou preocupado com o impacto ambiental que elas, desde muito cedo,  vem causando ao meio ambiente com o uso desse material nada degradável. Mas aqui também fica a  minha deferência a importância desse produto fruto da modernidade tão essencial para facilitar o trabalho  das mães que cuidam dos seus bebês.   
Sandra com Gabriela, responsável pela contabilidade




Pensando no futuro delas e do meio ambiente  resolvi fazer uma ação simbólica de plantar duas árvores no Sítio do Rangedor. A ideia seria chamar atenção para a importância da preservação ambiental, usando o impacto provocado por nossos filhos. A compensação ambiental é uma forma de diminuir o peso das nossas consciências e ao mesmo tempo conscientizar da necessidade de preservar e manter áreas verdes na cidade.
finalizando a ação
A escolha do  Rangedor. Lá  é um dos meus locais de trabalho. Onde, todos os dias,  encontro com a classe política do Maranhão e com  os meus colegas jornalistas do Comitê de Imprensa da Assembleia Legislativa. A reserva do Rangedor vem diminuindo sua área a cada mudança de governo . Criado pelo Estado (que deveria dar o exemplo) é o primeiro a ceder as pressões para construções civil. Cito aqui os casos do Multicenter Sebrae, Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana e a própria sede da Assembleia Legislativa, onde escolhi para fazer o meu protesto.
umbu
  Sou sertanejo nascido no povoado Lages, interior de  Nova Iorque. A escolha das mudas tem um significado muito forte com a nossa relação do sertão com o Nordeste. O umbu. Quando nasci os primeiros passos foi embaixo de um umbuzeiro. Árvore frondosa de fruto saboroso e muito resistente à seca. O umbuzeiro é tão importante para a cultura nordestina pelo fato da sua capacidade de armazenar nas suas raízes uma boa reserva de água para se manter durante o período “brabo” da estiagem.
  Com plantio dessas duas mudas, de   antemão, posso garantir  aos amigos Robert lobato e Cunha Santos e demais apreciadores de uma “água benta”( que se as duas árvores prosperaram) não vai faltar tira-gosto para reabater o impacto de uma boa pinga.



ambientalista Titico
As mudas  foram  uma lembrança enviada pela minha mãe lá da Região do Médio Sertão Maranhense. Retiramos a polpa  e saboreamos o delicioso suco da fruta. A sogra plantou as sementes. Em pouco tempo, duas mudas de umbus com muito vigor cresceram  rapidamente. Para a ação simbólica de compensação ambiental, convidei para o  plantio,  o amigo,  ambientalista e chefe de cozinha Antonio Soares,(Titico). Fizemos a ação   de forma clandestina,  sem autorização  da direção da casa.  Por entender que os maiores semeadores de sementes são os animais. E todos fazem só com autorização da natureza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário