quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Audiência em Brasília discute problemas das penitenciárias maranheses

Maranhão da Gente

A audiência ocorreu no Ministério da Justiça e reuniu representantes do governo do Estado e de entidades que atuam na área de Direitos Humanos

dot Audiência em Brasília discute problemas das penitenciárias maranheses
REUNIAO BSB Audiência em Brasília discute problemas das penitenciárias maranheses
Do site da SMDH
Representantes dos governos federal e do Maranhão reuniram-se ontem com as entidades de direitos humanos que denunciaram a crise no sistema penitenciário maranhense à Comissão Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (CIDH/OEA). O encontro aconteceu na Sala de Retratos do Ministério da Justiça (MJ), em Brasília/DF.
Participaram da reunião representantes dos Ministérios da Justiça (MJ) e das Relações Exteriores (MRE), Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH-PR), Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Maranhão (CDH-OAB/MA), Sociedade Maranhense de Direitos Humanos (SMDH) , Justiça Global e Conectas Direitos Humanos. O governo do Maranhão foi representado pelos secretários de Estado de Justiça e Administração Penitenciária Sebastião Uchoa, de Segurança Pública Aluízio Mendes e de Direitos Humanos, Assistência Social e Cidadania Luiza Oliveira, além de Camila Neves, assessora da governadora para assuntos penitenciários.
Clarice Calixto, do Ministério da Justiça, e Camila Neves apresentaram uma linha do tempo, das ações realizadas e pretendidas pelos governos para a superação da crise e para a resposta que o Estado brasileiro precisa dar à CIDH/OEA semana que vem, quando o prazo se esgota.
Luís Antônio Câmara Pedrosa (CDH-OAB/MA), Joisiane Gamba (SMDH), Rafael Custódio (Conectas) e Eduardo Baker (Justiça Global) apresentaram um painel da crise no sistema penitenciário, reafirmando a necessidade de ações urgentes para conter a crise, superando o histórico de tortura, maus tratos e violência, com garantia de direitos humanos.
Após críticas pelas peticionárias da falta de participação da sociedade civil no processo de monitoramento da questão penitenciária, o governo maranhense concordou em permitir o acesso de entidades de direitos humanos a locais de privação de liberdade sem a necessidade de aviso prévio, observando-se algumas regras de segurança, como preveem tratados internacionais de que o Brasil é signatário.
O governo maranhense também ficou de ampliar a participação da sociedade civil em um comitê que monitora a crise no sistema penitenciário do estado no âmbito da Sedihc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário