segunda-feira, 26 de maio de 2014

Prefeitura realiza visita em feiras para combate ao trabalho infantil

A Prefeitura de São Luís realizou neste sábado (24) visita às feiras do Angelim, Alemanha, Camboa e Turu para desenvolver ações de combate ao trabalho infantil. Equipes da Secretaria da Criança e Assistência Social (Semcas) estiveram nos locais identificando os casos para encaminhamento de crianças e adolescentes aos serviços de proteção oferecidos pelo município. A ação está alinhada com a orientação do prefeito Edivaldo para fortalecimento da política de proteção infantil.
Durante a visita, feirantes e clientes foram sensibilizados sobre a necessidade de erradicar o uso da mão de obra infantil. O trabalho, desenvolvido através do serviço de Busca Ativa da Semcas, consiste na identificação de crianças e adolescentes para atendimento pelo Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) mais próximo da residência delas. Além da inclusão da criança em programas sociais, como o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) e o Bolsa Família, os familiares são instruídos pelas equipes da Semcas para evitar a reincidência dos casos.
A coordenadora do Busca Ativa, Marta Andrade, explicou que a justificativa mais comum utilizada pelos responsáveis para os filhos ajudarem na despesa da casa é o discurso de não deixarem os adolescentes ociosos. “É precioso desconstruir a idéia de que, para não se envolver com drogas e crimes, é preciso trabalhar. A criança precisa é de atenção, instrução e educação”, esclareceu Marta. Ela lembrou que as feiras são um ambiente de vulnerabilidade para as vítimas do trabalho infantil.

ATUAÇÃO NAS FEIRAS
A Semcas matem uma equipe fixa de educadores sociais nas feiras da Cohab, Vinhais, Beira-Mar e Renascença, às terças, quartas, quintas e sextas-feiras, respectivamente. Além da abordagem e encaminhamento das crianças e adolescentes aos serviços e atendimento, as equipes trabalham sensibilizando as comunidades para não utilização da mão de obra infantil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário