segunda-feira, 1 de setembro de 2014

MARANHÃO PROPORCIONAIS 2014: LEVY PONTES SEGUE COM CAMPANHA CONCEITUAL E SE DESTACA ENTRE OS DEMAIS CANDIDATOS DE FLÁVIO. VEJA A ENTREVISTA

 
MARANHÃO ELEIÇÕES 2014 SÉRIE DEBATES: CANDIDATO LEVY PONTES  
Um médico a serviço do Social 

 
O médico, empresário e articulador político Levy Pontes é daquelas figuras que apesar das adversidades, contrariedades e contradições que povoam o ambiente político das eleições, pensa além do período e com robustez. 
Ácido, coerente e desmitificando teorias direitistas e esquerdistas, o hoje candidato a deputado estadual proveniente da cidade de Chapadinha concedeu na noite da última quinta-feira (28) a ANB Online uma entrevista descortinadora.
 
Entusiasta e um dos melhores quadros, senão o melhor, das fileiras dinistas, Levy é um dos principais apoiadores da campanha de Flávio Dino no Maranhão a quem tem a liberdade de orientar e aconselhar sempre que acha necessário. O candidato tem trânsito livre nos bastidores e meandros da Coordenação. 
O médico que visivelmente é confundido com o humanista no discurso que defende, traça sua campanha a AL com o vigor dos jovens políticos esperançosos por mudança e renovação nos Legislativos brasileiros. Mas aquém dessa constatação, Levy Pontes mostra estrato, substância e, sobretudo, rigidez e exigência quando o assunto é uma nova governabilidade para o estado. 
Ele defende um pacto para o Maranhão onde as velhas práticas político-hereditárias sejam definitivamente exterminadas do convívio social. Foi sob essa premissa que Pontes recebeu nossa equipe em bate papo amistoso e descontraído, mas não menos contundente. Veja aqui: 
Por Fernando Atallaia
Editor-Chefe da Agência Baluarte

Agência Baluarte- O Sr. tem fama de excepcional articulador político e grande humanista. Essas classificações se justificam? 
Levy Pontes- Bem, primeiro eu queria agradecer a vocês de estarem aqui e dizer que São José de Ribamar é uma cidade que amo muito, portanto é uma honra conceder esta entrevista ao blog mais acessado da cidade. Agora respondendo a sua pergunta, eu acredito no ideal da mudança, sou um idealista pragmático e vejo que nessas eleições temos a oportunidade de mudar a história do Maranhão, vivemos um momento único onde temos um homem que coube e cabe dentro do projeto de um estado justo, igualitário e digno para todos os maranhenses. Se acreditar num futuro de igualdade  para todos é ser humanista, então eu o sou. Agora, quanto ao fato de ser considerado um articulador político, realmente temos, dentro de nossas possibilidades, evitado tropeços e prevenido movimentos desfavoráveis à mudança e alternância de poder. E assim sendo, o que pudermos fazer no sentido de aparar determinadas arestas o faremos. É a nossa contribuição para um Maranhão de todos nós. 
O médico e hoje candidato a deputado estadual Levy Pontes: um dos melhores quadros dinistas à AL, ele concedeu entrevista a Agência Baluarte

Agência Baluarte- Depois de uma vivência histórica e pioneira em muitas frentes da Medicina maranhense, porque agora o Sr. é candidato a deputado estadual?

Levy Pontes- É a aquela antiga história de se chegar ao ponto. Uma exigência interior. Os movimentos da vida e das transformações. Não se tem como ficar apático ao que acontece hoje em nosso estado. Precisamos unir todas as forças em torno do projeto de um novo Maranhão onde Flávio Dino é o nosso líder e foi por esta razão que pus meu nome à disposição de nossa população para Assembleia Legislativa. Sabemos todos que muitas pessoas buscam na política a maneira mais rápida de ‘se dá bem na vida’, só para lançar mão do jargão popular. Mas eu não. Não preciso dessa ‘política’, graças a Deus sempre tive, a custo de muito esforço e trabalho, minhas empresas e negócios; vejo que a política brasileira e a de nosso estado é que precisa em caráter de urgência de conceitos forjados na contemplação do que é humanitário, popular e democrático. Chega dessa coisa de centralizar a vida de milhões de maranhenses nas mãos de duas, três famílias. Os maranhenses como um todo e o vasto tecido social já disseram não a essa corrupção. Sou candidato para defender um Maranhão dos maranhenses e para os maranhenses e disso eu não abro mão. 
Levy com Flávio Dino: defesa de um Maranhão para todos os maranhenses
Agência Baluarte- Flávio Dino, o seu candidato a governador, é às vezes criticado por conta de ações duvidosas e irresponsáveis de algumas pessoas da coordenação da campanha comunista que parecem não compreender a dimensão do projeto que o Sr. defende. Se eleito deputado estadual como será sua atuação na Assembleia independentemente de sua opção pessoal, partidária? 

 
Levy Pontes- Você tocou num ponto chave de toda discussão em torno de Flávio para o Governo do Maranhão. O que difere Flávio de seu adversário e porque ele é meu candidato? Isso explica a pergunta: Flávio é um juiz, sabe discernir, é austero e imparcial. Essa austeridade vem acompanhada de humildade e compromisso com as demandas sociais de nossa população; eu vi isso de perto quando ajudei a formar o Programa de Governo de Flávio; caminhamos centenas de municípios maranhenses e nos envolvemos ainda mais com a realidade de nosso estado, suas precariedades, tristezas, desilusões e os índices alarmantes de desigualdade social ali batendo à porta. O nosso projeto, o meu a Deputado Estadual e o de Flávio Governador é a resultante desse envolvimento com as populações e vem carregado de substância,  princípios, distanciamento e combate ao  favoritismo. Tenho a mais absoluta certeza que esse modelo de exclusão que aí está há décadas não conseguirá sobreviver ao grito de mudança e liberdade dos maranhenses em todos os municípios maranhenses. Agora em relação àqueles que ainda não provaram e não sabem o gosto dessa estrutural conjectura, estamos muito atentos; há sim, como é até habitual a presença de algumas pessoas que ainda precisam reeducar-se em prol desse novo Maranhão, mas por outro lado não diremos não a ninguém que queira somar ao projeto político que mudará em definitivo a história de nosso estado. Discernimento nós temos. 
Campanha do candidato representa as aspirações da populaçao maranhense que almeja melhores tempos para o estado
Agência Baluarte- Eleito deputado estadual, o Sr. pretende imprimir a marca do Humanismo ao mandato propondo assim uma ampla agenda de discussões em torno do Social? 

Levy Pontes- Sem sombra de dúvidas. Não poderia e nem posso fugir à minha própria história e biografia. Minha vida toda sempre foi marcada pela valorização e fortalecimento do Social, portanto meu mandato será de permanente preocupação com as questões de nosso estado; seus gritantes problemas, as reivindicações dos maranhenses em todas as áreas da gestão pública. Com a participação, é claro, dos mais diversos setores sociais que constituem a nossa população. Não terá como ser diferente.

  
Agência Baluarte-  Qual o seu candidato a deputado federal e o que o levou apoiá-lo? 
 

Levy Pontes- Tenho feito um trabalho sistemático ao lado de Simplício Araújo que foi considerado um dos melhores deputados do Brasil nos últimos dois anos e que vem mostrando uma atuação impecável. Simplício representa a mudança e a virada de página na Câmara Federal. Seu trabalho parlamentar vem sendo realizado dentro desse conceito. Obviamente, que há grande quadros de destacados candidatos que apoiam a causa da alternância de Poder no Maranhão e dos quais somos amigos e parceiros em muitas frentes e articulações. Penso o conjunto, então é difícil mensurar somente em favor de um nome. 
Levy Pontes com eleitora maranhense: projeto de mudança que ganhou a simpatia dos mais diversos públicos maranhenses
Agência Baluarte- Bem, gostaríamos de agradecer por sua atenção e por nos ter recebido hoje aqui. Como resposta às muitas indagações e questionamentos do eleitor maranhense, qual mensagem ou Sr. gostaria de deixar à nossa população ávida por mudança?

Levy Pontes- Estamos num ano eleitoral e há menos de 40 dias das eleições. Esta é a oportunidade de darmos as mãos em favor de um projeto que mudará as nossas vidas para sempre. Pense bem antes de escolher o seu candidato. Veja qual dos postulantes tem projetos e propostas sérias e dignas para o nosso povo. Repare na história de vida de cada um, suas lutas e batalhas e o que defendem em prol do Maranhão. Ponho meu nome nesse momento à disposição de todos como candidato a deputado estadual apoiando Flávio Dino a Governador. Mas ponho, sobretudo, meu desejo de caminhar juntamente com você eleitor rumo ao real progresso e desenvolvimento de nosso estado a partir da presença efetiva de todos os maranhenses, agricultores, artistas, comerciantes, pescadores, estivadores, professores, motoristas, médicos, enfermeiros, advogados e todos aqueles que fazem o nosso grande Maranhão. O Maranhão precisa ser governado pelo povo e não por quatro cinco pessoas ou duas ou três famílias, essa é a diferença; o gabinete do deputado precisa está aberto ao povo e não fechado pelos ar-condicionados. Chegou a hora de darmos um basta definitivo nessas práticas de endeusamento dos parlamentares e dos políticos em geral; deputado eleito é servidor público e serve ao povo, não deus, estrela de cinema e outras idiotices. Minha mensagem passa por essas premissas, verdade que acredito e que defendo há décadas, mas para não me alongar mais diante do espaço, deixo aqui meu sincero agradecimento a vocês da Agência Baluarte e um grande abraço ao povo de Ribamar e da Grande São Luís. Dia 05 de outubro conto com todos e saibam que poderão contar comigo para além de qualquer eleição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário