terça-feira, 28 de outubro de 2014

A Educação que enxerga bem

Os estudantes da rede pública de ensino de São Luís recebem óculos sem nenhum custo para suas famílias
Por Hugo Freitas
Um dos graves problemas que afetam diretamente o desempenho escolar dos estudantes é a deficiência visual, causadora de boa parte dos índices de repetência e evasão escolar em todo o país, segundo dados do programa "Olhar Brasil", do Governo Federal.
 
Como se sabe, os maiores impeditivos para que as famílias de baixa renda (maior público que recorre à rede municipal de ensino) tenham acesso aos óculos para corrigir os problemas visuais de seus filhos são os elevados preços dos produtos, muito mais as armações do que as lentes.
 
Daí decorre a importância de programas como o "Saúde na Escola", desenvolvido nas escolas públicas do Município através de uma parceria entre a Prefeitura de São Luís e o governo federal. Segundo a Secretaria de Educação (Semed), gestora municipal do programa, foram contabilizados 15.828 atendimentos na área de oftalmologia, sendo 8.930 de triagem de acuidade visual e 6.898 de avaliação oftalmológica.
 
O secretário municipal de Educação, Geraldo Castro Sobrinho, destacou a importância do programa para os estudantes. “Trata-se de um programa que vem sendo executado com amplo sucesso em nossa rede. Temos contribuído para melhorar a qualidade de vida dos educandos e, consequentemente, permitir aos estudantes condições mais adequadas ao pleno desenvolvimento de suas habilidades e competências”, afirma o secretário.
Por meio do projeto Consultórios Itinerantes, do Programa Saúde na Escola, os estudantes passam por uma triagem, para analisar se eles têm indícios de problemas na visão. Caso o aluno precise de óculos, ele é encaminhado para um exame posterior, mais detalhado. A partir daí, o estudante pode escolher um modelo de armação para, em pouco tempo, receber os óculos na própria escola em que estuda, sem qualquer custo.
 
Programas como esse, sem sombra de dúvidas, fazem toda a diferença na vida das milhares de famílias que possuem filhos matriculados na rede pública de ensino da capital e que não possuem recursos suficientes para a compra dos óculos.
Afinal, uma política educacional "de visão" vai além da preocupação com o ensino. Atinge a vida das pessoas, tanto dos estudantes quanto dos seus familiares.
 
Eis uma Educação que enxerga bem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário