quinta-feira, 1 de janeiro de 2015

Estudantes e professores da rede municipal de ensino contabilizam destaques positivos de 2014

Estudantes e educadores da rede municipal de ensino encerram o ano de 2014 com destaques positivos a comemorar. Processos seletivos, concursos literários, olimpíadas do conhecimento e competições esportivas foram alguns dos campos em que docentes e discentes tiveram amplo destaque e reconhecimento. O incentivo a atividades pedagógicas, ao esporte e à qualificação profissional do magistério municipal integra a política de Educação da gestão do prefeito Edivaldo.
Para o secretário municipal de Educação, Geraldo Castro Sobrinho, os prêmios e destaques são indicativo do empenho dos estudantes e de seus professores. "A Educação Integral, persistente objetivo do prefeito Edivaldo Holanda Júnior para a área da Educação, se torna realidade a cada dia e esses resultados positivos obtidos pela gestão do prefeito Edivaldo e ainda por professores e estudantes demonstram que estamos no caminho certo", destacou o secretário.
Um dos reconhecimentos obtidos em escala nacional veio por meio do programa Ativamente, aplicado em dez escolas de Educação Infantil de São Luís através de uma parceria da Prefeitura com o Instituto Neurocenter e o núcleo de Neurociência da Universidade Presbiteriana Mackenzie (SP). Em outubro, o programa teve sua eficácia comprovada pela Associação Brasileira de Neurologia, Psiquiatria Infantil e Profissões Afins (Abenepi) e foi homenageado com o prêmio "Sylvia Maria Ciasca", que reconhece iniciativas de sucesso na área de Saúde e Educação.
O corpo docente da Prefeitura de São Luís também teve representantes nos destaques do ano de 2014. O professor Antonio Motta Ferro, da Unidade de Educação Básica (U.E.B.) São José, foi um dos 30 vencedores de um processo seletivo com mais de 600 professores de escolas públicas e particulares feito pela Sociedade Brasileira de Física e pela Escola de Física CERN 2014. Ele foi contemplado com uma formação na área de Física, que aconteceu na Europa, nas cidades de Lisboa e Genebra.
Já o professor Charles Simões, que leciona Língua Portuguesa na U.E.B. Alberico Silva, conquistou o 7º lugar no júri popular do Festival de Contos do Rio de Janeiro e ainda teve um texto selecionado para leitura dramatizada durante a abertura do festival. O docente conquistou o reconhecimento no festival com o conto "Trajetória de um colarinho branco", em que ele discorre sobre as eleições no país fictício de "Tudo é Possível".
 

ESTUDANTES
Os estudantes da rede municipal de ensino também se fizeram presentes na lista de premiados de 2014. Resultados obtidos nas olimpíadas de Matemática e de Língua Portuguesa, bem como na área esportiva, os levaram à conquista de reconhecimento pelo empenho e dedicação que tiveram ao longo do ano.
Um exemplo foi a premiação obtida pelos educandos Talisson Felipe Nogueira Farias, Guo Ruina e Elaine Viegas Pereira, que se destacaram na Olimpíada de Brasileira Matemática deste ano. Cada um dos estudantes, respectivamente das Unidades de Educação Básica Salomão Fiquene (Tibiri), Justo Jansen (Centro) e Luís Viana (Alemanha), recebeu uma medalha de bronze e um diploma de participação na Olimpíada – realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) com o objetivo de estimular o estudo da matemática e revelar possíveis talentos na área.
Na etapa municipal da Olimpíada de Língua Portuguesa "Escrevendo o Futuro", as educandas Lívia Assunção Silva Vieira e Thais Ramos Carvalho, respectivamente, das Unidades de Educação Básica Maria Rocha (Areinha) e João do Vale (Povoado Tambor e Argola) foram as vencedoras. Ambas inscreveram textos na categoria "Memórias Literárias" e contaram com a orientação de docentes das escolas para a elaboração dos textos.
Competições esportivas individuais e coletivas também evidenciaram o bom desempenho dos estudantes, levando os alunos da rede municipal a representar suas escolas em campeonatos estaduais, regionais e nacionais. Um exemplo foi a representação que o estudante do 6º ano da Unidade de Educação Básica Camélia Costa Viveiros (Coroado), Thiago Reis, fez do Brasil nos Jogos Sul-Americanos Escolares – que aconteceram ainda em dezembro na cidade de Aracaju (SE). Diagnosticado com deficiência intelectual ainda na infância, o educando de 14 anos classificou-se para os Jogos Sul-Americanos ao conquistar, no ano passado, o terceiro lugar nos 100 metros rasos nas Paraolimpíadas Escolares Brasileiras.
Assim como Tiago Reis, a estudante da Unidade de Educação Básica Rivanda Berenice Braga, Aline Freire de Oliveira, também viajou para competir. No caso dela, a viagem foi para Londrina (PR), onde representou a escola nos Jogos Escolares da Juventude. A educanda-atleta de 13 anos, que conquistou medalha de ouro nos Jogos Escolares Maranhenses (JEM's) deste ano, competiu novamente na prova do Pentatlo pelo Atletismo nos Jogos Escolares da Juventude – organizados pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB).
Outro destaque individual na área esportiva deste ano foi a estudante Nicole Gabriela Silva Marques, de 14 anos, que deixou a Unidade de Educação Básica Primavera e a cidade de São Luís para integrar a equipe de Handebol Infantil Feminino da cidade de Criciúma (SC). O convite foi feito por um dos técnicos da equipe da cidade catarinense após a estudante ter conquistado a medalha de prata nos JEM's.
O handebol também possibilitou uma viagem para a cidade de Campina Grande a educandos-atletas da Unidade de Educação Básica Santa Clara neste ano. Em outubro, a equipe viajou para a cidade paraibana para disputar a Taça Campina Grande de Handebol, competição que reuniu equipes dos estados dos Norte e Nordeste do Brasil em quatro dias intensos de jogos. O pódio também foi vivenciado por estudantes de outras escolas municipais, caso das U.E.B. Rivanda Berenice Braga (Barreto) e Primavera (Cohatrac III). Nos JEM's deste ano, as equipes das duas unidades de Educação Básica foram contempladas com medalhas. A equipe de Atletismo da escola Rivanda Berenice Braga conquistou o 1º lugar na competição e a de Handebol da U.E.B. Primavera ficou com o 2º lugar.
Outro destaque esportivo da rede de ensino pública de São Luís foi a equipe de taekwondo da Unidade de Educação Básica Tancredo Neves (Cidade Operária). A equipe estreante conquistou o 4º lugar geral na 19ª Taça Juvenil Sesc de Taekwondo, sendo a única escola pública a participar do evento. A equipe já conquistou mais de 40 medalhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário