terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Deputado Zé Inácio e prefeita de Chapadinha vão à Caema pedir retomada de obra

 
Deputado Zé Inácio e prefeita Ducilene Belezinha pediram ao presidente da Caema retomada de obra em Barragem
Deputado Zé Inácio e prefeita Ducilene Belezinha pediram ao presidente da Caema retomada de obra em barragem
O deputado estadual Zé Inácio (PT) e a prefeita de Chapadinha, Ducilene Belezinha (PRB), visitaram, na tarde desta segunda-feira (23), o presidente da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), Davi Telles. Na ocasião, o parlamentar e a gestora municipal trataram de demandas da cidade do leste maranhense.
Zé Inácio solidarizou-se ao apelo da prefeita ao presidente da Caema para que seja retomada a obra de recuperação da estação de tratamento na área da barragem e a ampliação da rede de distribuição de água de Itamacaoca.
De acordo com Belezinha, a agilidade na retomada da obra regularizará o sistema de abastecimento da cidade e amenizará o drama do desabastecimento de água em bairros como Vila Isamara, Cohab, Recanto dos Pássaros, Mutirão e Boa Vista.
Para o deputado, a retomada da obra é de extrema emergência para que a cidade não entre em colapso por falta d’água. “Estaremos empenhados e acompanharemos de perto a retomada dessa obra em Itamacoaca, no município de Chapadinha, e se for preciso iremos até o governador Flávio Dino ou até o ministro das Cidades, Gilberto Kassab”, garantiu Zé Inácio.
Por usa vez, o presidente da Caema, Davi Telles, garantiu ao deputado estadual e à prefeita que até o inicio do próximo mês, mais precisamente no dia 3 de março, a obra de recuperação da barragem de Itamacoaca será retomada. Telles também garantiu que a represa funcionará parcialmente até o dia 15 de março.
O projeto
Em 2011, a Caema elaborou um projeto de ampliação do sistema de abastecimento de água para Chapadinha. Em julho de 2012, o Governo Federal, via Ministério das Cidades, aprovou a liberação de recursos do Orçamento Geral da União e do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para a execução da obra, orçada em R$ 26 milhões. No Maranhão, somente três municípios – Tutóia, Pinheiro e Chapadinha – foram beneficiados com obras dessa natureza.
O projeto prevê, entre outras intervenções, a elevação da represa Itamacaoca, a construção de uma nova estação de tratamento na área da barragem e a ampliação da rede de distribuição para bairros como Vila Isamara, Cohab, Recanto dos Pássaros, Mutirão e Boa Vista. Esses bairros são abastecidos apenas por poços e chafarizes operados pela Prefeitura de Chapadinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário