segunda-feira, 29 de junho de 2015

TEM INÍCIO O FESTEJO DA PARÓQUIA DE SANTA PAULINA

A partir desta terça-feira, dia 30, a Paróquia de Santa Paulina, localizada no Residencial Pinheiros I, iniciará o festejo da sua padroeira, que este ano traz como tema “É na força da Eucaristia que encontramos a paz!”. A paróquia, que existe há três anos, é a primeira no Maranhão a receber a santa como padroeira. Santa Paulina nasceu na Itália, mas viveu no Brasil desde a infância, realizando, segundo o Vaticano, dois milagres em terras brasileiras e sendo canonizada pelo papa João Paulo II, no ano de 2002. 

A Paróquia de Santa Paulina, além do Residencial Pinheiros (sede) também engloba os bairros Primavera, Angelim, Cantinho do Céu, São Marcos e Ipem Angelim. Durante os dias de festejo, a comunidade promoverá muitos momentos de oração, espiritualidade, novenas, procissões, missas e atrações juninas, com bumba-meu boi, quadrilhas, dança portuguesa, bandas musicais típicas, sorteios e rifas.
O festejo inicia dia 30 de junho, com a novena de Santa Paulina – tendo, deste dia até o dia 8 de julho, terço às 19h e missa às 19h30. No dia 9, o dia do falecimento de Santa Paulina, haverá alvorada pelas ruas às 5h30, seguida por um momento de oração e café da manhã na Paróquia. Às 18h, deste mesmo dia, haverá procissão pelas ruas do Residencial Pinheiros. Finalizando o festejo, no dia 10, a programação habitual retorna: terço às 19h, missa às 19h30. Além disso, nos dias 27, 28, 3, 5 e 10, haverá largo com as atrações juninas, e, no dia 4, haverá o Festival Distrital da Juventude Dehoniana, com músicas, poesias e manifestações religiosas abordando o amor em Deus e o carisma dehoniano.
Neste ano o festejo ganhou um brilho diferenciado com a chegada da Relíquia de Santa Paulina. Trata-se de um fragmento do osso da santa, que foi enviado pela Congregação das Irmãs da Imaculada Conceição, que a santa fez parte. Juntamente com a relíquia, foi enviado um documento em latim atestando a veracidade do fragmento humano enviado a São Luís. O corpo de Santa Paulina está sepultado em São Paulo e a relíquia é uma forma de entender que a Madre existiu que fortalecer a devoção dos devotos.
Erguida com ajuda e doações comunitárias, a igreja cresce a cada ano e, desde que se tornou Paróquia, festeja anualmente Santa Paulina. O pároco responsável pelas
comunidades é o padre Valdenir Tadeu da Cunha, juntamente com o vigário, padre Djalma Lúcio. “Mergulhando a comunidade na força do Espírito Santo e convocando cada vez mais fiéis a se engajarem no caminho da fé e da santidade, a Paróquia Santa Paulina espera a comunidade católica de São Luís para que possam vivenciar, juntos, esse momento de bênçãos”, convidou o pároco, padre Valdenir Tadeu.

SANTA PAULINA
Av,02, Qd.18, nº01, Residencial Pinheiros )1 – Cohama – São Luís-MA.
Telefone: (98) 3223-6809
PASCOM – Pastoral da Comunicação
Coordenador: José Augusto – (98) 98843-9774

Nenhum comentário:

Postar um comentário