terça-feira, 29 de setembro de 2015

Deputado Zé Inácio destaca construção de IEMAs em Santa Helena

 Deputado Zé Inácio destaca o investimentos em educação no município  da Baixada Maranhense. 
Mas eu quero também fazer referência aqui ao que eu presenciei ontem no município de Sítio Novo, que foi a inauguração de um posto de saúde. Pelo tamanho populacional do município de Sítio Novo, ele não pode ter UPA, não pode receber uma UPA, mas o posto de saúde, nas condições em que foi feito e inaugurado pelo Prefeito João do Pequiá, tem toda uma estrutura e capacidade de atendimento das UPAs como vêm funcionando aqui na capital, em São Luís. Então eu queria fazer esse importante registro de que ontem o município de Sítio Novo estava em festa, não só pela tradição cultural que têm as vaquejadas naquela região, mas, sobretudo, pelo anúncio de várias políticas públicas que o Prefeito Pequiá está implementando naquele município com destaque para a área da saúde, que inclusive está anunciando a construção com recursos próprios, Deputado Othelino, de um hospital municipal no município de Sítio Novo. 
Quero também destacar, além da inauguração do hospital de que nós participamos na manhã de hoje em Pinheiro, dois momentos importantes que tivemos na cidade de Turilândia, onde o Governador Flávio Dino anunciou quatro quilômetros de asfalto, obra que já se iniciou para melhorar as vias urbanas daquele município. O outro momento importante, logo em seguida, no município de Santa Helena, não só o Prefeito Lobato, mas toda a população de Santa Helena, a classe política de Santa Helena, a presença maciça dos vereadores, de toda equipe que compõe a gestão do Prefeito Lobato, todo mundo entusiasmado e comemorando um grande momento político para aquele município. Como eu fiz questão de me referir no pronunciamento que lá fiz, Santa Helena passa a viver um novo momento a partir de hoje não só pelas obras anunciadas pelo Governador Flávio Dino, mas também pelo momento de euforia que passa aquela população na medida em que o Prefeito Lobato mostrou para a população o que tem feito com recurso público daquele município, que é investindo na saúde, na educação, na infraestrutura, na agricultura familiar daquele município. E eu digo ao novo momento a partir de hoje por quê? Porque até então o Prefeito Lobato só tinha o Fundo de Participação do Município, ele não tinha o apoio que foi declarado hoje pelo Governo do Estado, pelo Governador Flávio Dino, pelo que representa o Lobato como parceiro histórico que é do governador. E o governador não só pelo compromisso que tem com o Prefeito Lobato, mas também com a população da Baixada, com a população de Santa Helena que foi lá anunciar várias importantes obras, entre elas oito quilômetros de asfalto para melhorar as ruas do Centro, principalmente a área urbana do município, como também anunciou a recuperação da rodovia que é uma ação de competência do governador do Estado e que o Prefeito Lobato, que era cobrado, e o governador anunciou a recuperação que já se inicia nas próximas semanas. Além de ter anunciado reforma de três escolas de Segundo Grau. Mas mais importante ainda, deputados, foi o
anúncio do Iema. Santa Helena está entre os 23 municípios que receberão o Instituto Educacional que será no mesmo formato do instituto federal. Será o instituto estadual implementado através da Secretaria de Ciência e Tecnologia que tem o Secretário Bira do Pindaré conduzindo essa secretaria e esse importante programa que é de capacitação dos jovens do Maranhão. A Baixada está sendo contemplada com vários Iemas. E Santa Helena, pelo que representa naquela região, não poderia deixar de ter essa oportunidade de oferecer aos filhos de Santa Helena, aos filhos dos municípios que moram no entorno de Santa Helena, ou melhor, na região da Baixada, que vão ter a oportunidade de se capacitar, de se formar, porque só podemos fazer as transformações de que o nosso Estado precisa para se desenvolver com inclusão social se tiver um grande, um maciço investimento na educação. E a construção do IFMA em Santa Helena é uma demonstração clara do apoio do Governo do Estado à gestão honrada do Prefeito Lobato, como também um apoio principalmente a nossa juventude através da educação, que terá o Iema para se formar e se capacitar. Muito obrigado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário