quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Governo atende quilombolas da região de Cururupu-MA com ações do Viva Cidadão

Oferecer amplo acesso à documentação básica à população é uma das principais metas do Viva Cidadão, órgão vinculado à Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop). Por meio do Programa Rota da Cidadania, diversos seguimentos da sociedade estão fortalecendo o exercício da cidadania.
Na última semana, a equipe das Unidades de Atendimento Móveis (UAMs) realizou o atendimento às comunidades quilombolas Fortaleza e Soledade, do município de Cururupu. Na oportunidade, 75 quilombolas tiveram acesso aos serviços de emissão da carteira de identidade (RG), inscrição e consulta do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e aos serviços do Balcão do Cidadão, que inclui serviços online como consultas (NIT, PIS/PASEP, bolsa família), emissão de contas e inscrições em concursos.
“A garantia dos direitos das comunidades remanescentes de quilombos é uma política prioritária do governo Flávio Dino e perpassa pelo acesso à documentação básica, ao reconhecimento da cidadania destes povos tradicionais. Ter esses documentos auxilia no processo de autoidentificação, na organização social e política dos quilombolas”, afirmou Mari-Silva Maia, diretora geral do Viva Cidadão.
De acordo com a Chefe de Execução do Viva Cidadão, Ana Reis, que coordenou a ação em Cururupu, a articulação para o atendimento às comunidades quilombolas foi realizada com o apoio das associações das próprias comunidades, que procuraram o Viva Cidadão e agendaram o atendimento com antecedência. “Realizamos o atendimento às comunidades quilombolas durante dois dias. Contudo, sabemos que ainda há uma grande demanda para os serviços e estamos nos programando para retornar em breve”, afirmou.
O Programa Rota da Cidadania ofereceu atendimento em Cururupu no período de 14 a 21 de outubro. Ao todo foram realizados 1.640 atendimentos.
Cidadania em Movimento
Essa semana o Programa Rota da Cidadania está realizando atendimento nos municípios de Amarante do Maranhão, até o dia 31, e São João dos Patos, até o dia 30. Em Amarante, além da população da sede do município, serão atendidos povos indígenas. Já em São João dos Patos, a expectativa é atender as comunidades quilombolas presentes no município.
Serão oferecidos os serviços de emissão da carteira de identidade (RG), inscrição e consulta do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e aos serviços do Balcão do Cidadão.
Veja abaixo o cronograma das próximas Rotas da Cidadania:
Amarante do Maranhão
Até dia 31/10
RG, CPF, Balcão do Cidadão.
Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Amarante do Ma – Rua Rio Branco, Nº 1059, Centro.
São João dos Patos
Até dia 30/10
RG, CPF, Balcão do Cidadão.
CAMPI IFMA
São Luís – Quebra Pote
28/10 a 04/11
RG, CPF, Balcão do Cidadão.
União de Moradores do Bairro Quebra Pote – Rua Principal, S/N.
São Luís – Vila Maranhão
07 a 15/11
RG, CPF, Balcão do Cidadão.
Centro de Ensino Vila Maranhão

Nenhum comentário:

Postar um comentário