quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Governo discute fortalecimento da cadeia do leite no Agritec de Açailândia

Como parte do trabalho realizado pelo Sistema Estadual de Produção e Abastecimento (SEPAB) para aumentar a produção do estado, a Secretaria de Agricultura e Pecuária participou da Agritec de Açailândia discutindo o fortalecimento da cadeia do leite com produtores.
Durante a abertura, o secretário Márcio Honaiser conversou com os participantes do primeiro dia do evento e secretários municipais de Agricultura, além dos parceiros Embrapa e Sebrae.
No segundo dia do evento, a equipe da Sagrima liderou a reunião da Câmara Setorial do Leite, apresentando o projeto de incentivo à cadeia leiteira, recém-aprovado pelo governador Flávio Dino. O encontro contou com a participação do presidente do Sindicato das Indústrias de Leite e Derivados do Estado do Maranhão (Sindileite), Alexandre Rodrigues Ataíde e de produtores da região.
“Esse incentivo é um sonho. Estamos aqui porque acreditamos na nossa atividade, investimos e essas informações nos deixam muito otimistas, acreditando que vamos receber a atenção que merecemos. O produtor precisa desse apoio até para se manter na atividade”, disse José Ilson Batista, produtor de Sítio Novo.
As regiões Tocantina e do Médio Mearim receberão investimentos para potencializar a produção de leite e derivados. Com a instalação de tanques de resfriamento, capacitação de produtores, aquisição de caminhões adequados para o recolhimento do leite e apoio às agroindústrias de leites, o Governo beneficiará mais de 1.500 produtores.
Uma das metas prioritárias estabelecidas pelo Sepab é o fortalecimento da defesa animal com a construção de laboratório para diagnóstico de doenças infecto-contagiosas. Atualmente, os exames laboratoriais dos animais são enviados para outros estados, o que acarreta prejuízo no diagnóstico, prevenção e solução das doenças nos animais.
“Trata-se de uma conversa preliminar, em que já convidamos os produtores para a reunião que faremos ainda este mês, para dialogar com todos os envolvidos na cadeia e consolidar, juntos, o projeto que aumentará a produtividade e qualidade do leite produzido no Maranhão, gerando mais emprego e renda para a população dessa região”, esclareceu o secretário de Agricultura e Pecuária, Márcio Honaiser.

Nenhum comentário:

Postar um comentário