domingo, 31 de janeiro de 2016

Presidente Humberto Coutinho participa da inauguração do Hospital Macro Regional de Caxias

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão, deputado Humberto Coutinho (PDT), acompanhado da presidente do Gedema, Cleide Coutinho, e do governador Flávio Dino (PCdoB), participou na manhã da última quarta (27),na cidade de Caxias, da solenidade de inauguração do Hospital Regional Dr. Everaldo Ferreira Aragão, localizado na BR 316, bairro Baixa Fundo.
Também estiveram presentes na solenidade: o secretário estadual de Saúde, Dr. Marcos Pacheco; o secretário adjunto de Articulação Política, Ronaldo Chagas; o deputado federal Rubens Pereira Júnior (PCdoB); os deputados estaduais Ana do Gás (PRB), Rafael Leitoa (PDT), Fábio Braga (PTdoB) e Ricardo Rios (PEN); o prefeito e vice de Caxias, respectivamente, Leo Coutinho e Ferdinando Coutinho; prefeitos das cidades circunvizinhas; vereadores, servidores municipais e demais membros da comunidade.
O hospital - que irá beneficiar mais de 780 mil maranhenses  da região dos Cocais, com tratamento de Saúde de média e alta complexidade - teve investimento de mais de R$ 2 milhões do Tesouro Estadual e do governo federal. Paralelo à inauguração oficial do hospital, estavam sendo realizados dois mutirões, simultaneamente, de cirurgias ortopédicas e oftalmológicas.
Ao agradecer o governado Flávio Dino, prefeitos e demais presentes, Humberto Coutinho falou da sua satisfação em participar daquela solenidade. “A nossa alegria é intensa com a inauguração desse hospital. Caxias está de parabéns, pois o hospital está funcionando a todo vapor e, em breve, vamos realizar vários mutirões, incluindo o de vesícula”, afirmou o presidente, enfatizando ainda que, no então governo Roseana Sarney, Caxias foi penalizada.
Segundo ele, em seis anos não foi enviado nenhum recurso. “Mas com o governador Flávio Dino é diferente. Ele já mandou para Caxias R$ 200 milhões para serem investidos no setor da Saúde”. No final do seu pronunciamento, Humberto Coutinho, emocionado, agradeceu a maneira gentil como foi recebido pelo povo de Caxias e disse também que se sentia muito bem com o apoio dos deputados e de toda classe política. “Só peço a Deus que me dê saúde para continuar trabalhando pelo povo do Maranhão, em especial, por Caxias”, disse ele.
O deputado federal Rubens Pereira Júnior destacou as mudanças na saúde no  governo Flávio Dino. “Flávio Dino não faz isso só em Caxias. Ele já fez em Pinheiro e vai inaugurar também um hospital de média e alta complexidade em Santa Inês. O que estamos vendo aqui é a política de Saúde que será desenvolvida em todo o Maranhão”, assegurou o deputado.
Flávio Dino também falou da sua alegria em inaugurar aquele hospital e agradeceu o apoio do secretario de Saúde Marcos Pacheco, do Presidente Humberto Coutinho e do prefeito Leo Coutinho. “Ele usou todo o seu peso político pelo bem da região dos Cocais”, afirmou Flávio Dino referindo-se ao empenho de  Humberto Coutinho para a inauguração do hospital.  Ele também afirmou que “se não fosse a Assembleia Legislativa nós não estávamos andando tão bem”, disse Flávio Dino.
O governador também ressaltou que, apesar da crise financeira está lutando para, dentro do possível, ajudar os duzentos e dezessete municípios maranhenses independentemente da posição político-partidária.
“É uma satisfação e um sonho dos moradores de Caxias que não mais precisarão procurar atendimento em Teresina. Isso é um alento para toda a região dos Cocais e, também, para Teresina”, afirmou o deputado Rafael Leitoa.
“O atendimento aqui é muito bom. Se não tivesse esse hospital aqui, eu teria que ter ido para Teresina”, disse o comerciante Antônio de Sá que sofreu um  acidente de moto.  “A inauguração desse hospital é um grande avanço na área da saúde de Caxias e região. A cidade está de parabéns”, salientou o servidor municipal Thuan Caique.
O hospital
O hospital – que está em funcionamento desde o 01 de dezembro de 2015 – possui 122 leitos de internação, sendo 26 de clínica médica, 26 de clínica pediátrica, 26 de clínica ortopédica, 26 leitos de clínica cirúrgica, 12 leitos de UTI e 6 leitos de Unidade de Cuidados Intermediários. Possui 402 funcionários nos nível fundamental, médio e superior. O corpo clínico contará com 50 enfermeiros e 70 médicos.
De acordo com a coordenadora de projetos do hospital, Jacquelinne Tomé, até a última quarta-feira foram realizadas mais de 10 cirurgias, tendo mais de 150 pacientes para serem atendidos. Ao falar sobre a importância daquela casa de saúde, ela elogiou a iniciativa do governador e do presidente Humberto Coutinho. “Aqui vai desafogar muito o atendimento. Caxias estava precisando de um hospital desse porte”, disse ela.
O diretor geral do hospital, Jeferson Coutinho disse que aquela inauguração representava um marco histórico para a região dos Cocais. “Nós estávamos precisando de um hospital com essa estrutura”.
Atendimentos
O secretário Marcos Pacheco ressaltou que os pacientes encaminhados de forma regulada pelos hospitais das 26 cidades terão atendimento médico-hospitalar em cirurgia geral, clínica médica, neurologia, ortopedia, cirurgias oftalmológicas, biópsias e pediátrica.
Além disso, a população também contará com serviço de apoio de diagnóstico e terapia, laboratório, radiologia, ultrassonografia, endoscopia, dentre outros serviços. Ele também garantiu que, em breve, será implantada em Caxias uma unidade oncológica, com cirurgia e quimioterapia para atender os maranhenses que ainda se servem da rede de saúde do Piauí para fazer tratamento de câncer.
Inauguração de escola
O governador Flávio Dino também participou, na manhã de quarta-feira, da inauguração das novas instalações da Unidade Escolar Municipal Costa Sobrinho, localizada no povoado Pirajá, em Caxias. Acompanhado do presidente Humberto Coutinho, autoridades, estudantes, professores e comunidade, Flávio Dino fez o descerramento da placa inaugural daquela unidade de ensino que tem como diferencial uma piscina semi-olímpica.
Os recursos que possibilitaram a reforma foram provenientes de emenda do então deputado federal Flávio Dino. “Com as novas instalações os alunos contarão com uma escola moderna para melhor aprendizado”, concluiu o governador Flávio Dino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário