quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Governo do Estado lança nota de solidariedade em favor de jovem que sofreu suposto abuso praticado por Ribamar Alves

O Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado da Mulher lançou nota de solidariedade nesta terça-feira (2), em favor de Micaela Costa do Nascimento jovem de 18 anos suposta de ter sofrida um estupro, o qual foi praticado pelo prefeito de Santa Inês, Ribamar Alves (PSB).
A secretária Laurinda por meio de nota diz que a “violência sexual vem sendo utilizada sistematicamente para subjugar a todas as mulheres” e ainda complementa: “Estamos orgulhosas da atitude que a jovem de apenas 18 anos de idade teve de DENUNCIAR esse crime”.
Confira na íntegra a nota:
A Secretaria de Estado da Mulher – SEMU e o Conselho Estadual da Mulher – CEM vêm a público expressar solidariedade a Micaela Costa do Nascimento e seus familiares, e a todas as mulheres que estejam em situação de qualquer tipo de violência e preconceito, frutos de uma sociedade patriarcal e machista. A violência sexual vem sendo utilizada sistematicamente para subjugar a todas as mulheres, como se assim fossemos castigadas pela transgressão e pela busca permanente de sermos donas de nossa própria existência. A violência sexual rouba a possibilidade do existir e ser com autonomia, rompendo as regras de sujeição que o machismo nos impõe, todos os dias.
Estamos orgulhosas da atitude que a jovem de apenas 18 anos de idade teve de DENUNCIAR esse crime. Mas saiba que, independente de seu medo e sua vergonha, estamos à sua disposição para acolher e ajudar você a ter uma vida sem violência.
Consideramos sexistas mensagens e imagens veiculadas nos meios de comunicação, que depreciem a vida e o corpo das meninas e mulheres. A liberdade de expressão tem limites regulados em lei.
Nosso propósito enquanto órgão público é desenvolver planos e programas visando o enfrentamento das desigualdades e a defesa dos direitos das mulheres, bem como enfrentar todas as formas de violência contra as mulheres. Contamos, executamos, monitoramos e fiscalizamos, em parceria com um conjunto de instituições e órgãos, uma Rede de Atendimento às Mulheres em Situação de Violência no Maranhão.
Lutamos por uma sociedade justa e com igualdade entre os gêneros, onde as meninas e mulheres não se calem, não silenciem suas dores, que reajam a todas as violências, preconceitos e discriminações!
São Luís, 2 de fevereiro de 2016.
Secretária de Estado da Mulher e Presidenta do Conselho Estadual da Mulher

Nenhum comentário:

Postar um comentário