segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Reitora Nair Portela toma posse na Academia Codoense de Artes, Letras e Ciências

 
CODÓ – No dia em que completou um ano de fundação, 30 de janeiro, a Academia Codoense de Artes, Letras e Ciências (ACLAC) realizou solenidade de posse de cinco novos sócios correspondentes, entre estes a reitora Nair Portela, que passou a ocupar a cadeira de nº 2, cuja patronesse é a médica Maria Aragão. Também tomaram posse neste dia o vice-reitor e pró-reitor de pesquisa, pós-graduação e inovação, Fernando Carvalho Silva; o professor do departamento de Psicologia, Jadir Lessa; e o bibliotecário Roberto Sousa Carvalho.
Em um discurso carregado de emoção, a reitora Nair Portela realçou a importância do momento para a sua carreira, já que a primeira instituição do gênero que passa a integrar. “É por isso mesmo, uma auspiciosa novidade em minha vida. Mas não uma novidade qualquer. É uma novidade que tanto me eleva quanto me enleva; não só me promove como me comove; não somente me honra como me emociona; não só me traz felicidade como me lança aos ombros a responsabilidade de cumprir, com a devida presteza e a necessária eficiência, as atribuições que me couberem por força do seu regimento ou de suas normas internas equivalentes”, disse.
Ao longo de sua apresentação, a mais nova acadêmica destacou a vida da patronesse, que também era da área de saúde. Lembrou que Maria Aragão se entregou às causas sociais, lutando destemidamente por justiça e igualdade. “Fez nome e história como líder do Partido Comunista Brasileiro, no qual ingressou em 1945. Dirigiu o jornal Tribuna do Povo e lutou contra a ditadura militar, que a prendeu e torturou. Em 1984, escreveu um memorável manifesto em favor das diretas já”, recordou.
A reitora enfatizou que o seu propósito e, mais do que isso, o seu dever, é fazer com que a honra que a ACLAC lhe confere com este acolhimento seja correspondida. “Quero, na medida do meu alcance intelectual, lutar por uma participação benéfica à vida da instituição e proveitosa às ações que ela desenvolve em favor da cultura da querida e digna comunidade codoense e assim retribuir toda atenção, carinho e confiança a mim depositados”, concluiu.
Para o vice-presidente da academia, José Augusto de Medeiros Silva, ter a presença da reitora e de mais três integrantes da UFMA é uma satisfação. “Temos muito a agradecer e a comemorar. Agradecer pelos novos integrantes por terem aceitado o convite de compor o quadro de membros correspondentes e comemorar, porque quem ganha o presente é a instituição, por receber quatro pessoas que contribuem significativamente para o progresso do estado, seja por meio das letras, dsa artes, seja por meio das ciências”, comemorou.
A cadeira de nº 3, cujo patrono é Dom José de Medeiros Delgado, tem como titular o professor Fernando Carvalho Silva; na cadeira de nº 4, ocupada pelo professor Jadir Machado Lessa, tem como patrono o médico Tarquínio Lopes Filhos; já a cadeira de nº 5, cujo titular é o bibliotecário Roberto Sousa Carvalho, o patrono é o tipógrafo José Maria Correa de Frias.
Durante a cerimônia de posse, cada sócio correspondente fez uma síntese dos seus patronos, apresentando à comunidade, a história e feitos que cada um deixou para sociedade ao longo de sua existência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário