terça-feira, 1 de março de 2016

Paratletas do São Luís Basquete UFMA treinam jogadoras do Sampaio Corrêa

 

A ação teve o objetivo de conscientizar sobre a importância do paradesporto no Maranhão

Foto Paratletas do São Luís Basquete UFMA treinam jogadoras do Sampaio Corrêa
SÃO LUÍS - Ocorreu na quinta-feira, 25, ginásio Georgiana Pflueger, a visita da equipe masculina de paratletas São Luís Basquete UFMA às jogadoras do Sampaio Corrêa Basquete, em uma ação que tem o objetivo de conscientizar sobre a importância do paradesporto no Maranhão.
A visita faz parte do Programa em Excelência em Paradesporto da UFMA, que oferece seu centro à prática de esporte para pessoas com deficiência na universidade. O programa permanece em atividade desde 2010 e possui parceria com o Ministério do Esporte. Desde então, participa de competições nacionais nas modalidades atletismo e basquete com cadeira de rodas, golbol, voleibol sentado e futebol de cinco, e pretende implantar, até o final do ano, a natação.
O coordenador do curso de Educação Física e também coordenador do programa, Alex Fabiano Santos Bezerra, contou que o Centro de Excelência em Paradesporto recebeu o convite da equipe técnica do Sampaio Corrêa Basquete para oportunizar o acompanhamento dos treinos da equipe feminina para a Liga Nacional. “É uma oportunidade em que os paratletas conversam sobre as dificuldades e desafios que encontram jogando basquete em cadeiras de rodas. As atletas também tiveram a oportunidade de jogar com os paratletas e conhecer um pouco da modalidade basquete em cadeira de rodas”, contou.
A coordenadora do Projeto de Basquete em Cadeira de Rodas e Qualidade de Vida, Elizabeth Santana Alves de Albuquerque, afirma que o projeto iniciou com um sonho: que as pessoas com deficiência pudessem ter um espaço para praticar algum tipo de atividade física. “De início tivemos contato com o Comitê Paraolímpico e fomos convidados a participar de uma reunião em Belém com a presença de todos os professores que trabalham com pessoas com deficiência na disciplina de esporte adaptado. Pudemos conhecer algumas pessoas do Ministério do Esporte que abriram as portas para que o projeto se tornasse real”, contou. Segundo a coordenadora, o grande objetivo é fazer com que os alunos da UFMA também tivessem essa oportunidade.
O projeto abraça também a comunidade e busca dar um sentido a mais na vida dessas pessoas. Segundo o monitor do programa, Washington Junior, promover esse contato com jogadoras de alto nível ajuda os paratletas a entenderem o funcionamento dos treinos e incentiva os mesmos a continuarem no esporte.
Andre Goulart é participante do projeto há quatro anos e conheceu o basquete em cadeira de rodas dentro do Hospital Sara. “É uma mudança de vida desde os pequenos detalhes do dia a dia, desde o sair da cadeira de rodas para o carro. Me sinto muito mais confiante do que antes, sou muito grato ao basquete pelas oportunidades que vem me proporcionando”, afirmou, com satisfação.
Para participar do Programa em Excelência e Paradesporto da UFMA, basta procurar o Núcleo de Esportes e ir até a sala do programa, ou entrar em contato com um dos professores responsáveis. Os treinos ocorrem nas terças, quintas e sextas, divididos de acordo com as necessidades físicas, técnicas e táteis. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário