sábado, 30 de abril de 2016

Vacinação contra a gripe marca Todos por São Luís deste sábado

Vacinação contra a gripe marca Todos por São Luís deste sábado
A vacinação foi o ponto alto do programa Todos por São Luís, realizado no bairro João de Deus, neste sábado (30). A edição do evento marcou a 18ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza – gripe – neste que foi o 'Dia D' da imunização. A vacina protege contra os vírus H1N1, H3N2 e influenza B. A programação do Todos por São Luís incluiu ainda uma série de atividades educativas, culturais, ações sociais e de saúde.
"Estamos participando dessa campanha nacional para prevenir o surto da gripe. O município está preparado, com todos os postos e também escolas disponíveis para a vacinação e vamos alcançar a meta", destacou o prefeito Edivaldo. O Dia D da vacinação envolveu mais de 1.600 profissionais da saúde distribuídos nos 180 postos de saúde, além de pontos volantes disponibilizados para atendimento.
Os grupos prioritários são crianças de seis meses a menores de cinco anos, doentes crônicos, idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto), apenados, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medida socioeducativas e trabalhadores do sistema prisional.
"A vacina é segura e não apresenta reações. Apenas aqueles que tem alergia a ovo ou com quadro febril não devem tomar a vacina. Caso contrário, todos do grupo prioritário devem se vacinar. Só a vacina evita a doença", ressaltou a secretária municipal de Saúde (Semus), Helena Duailibe. A meta é vacinar 200 mil pessoas dentro do grupo prioritário. A vacinação prossegue até dia 20 de maio, nos postos e unidades de saúde do município.
O secretário Estadual de Saúde, Carlos Lula, também esteve presenta na ação. "Temos a preocupação com as estatísticas nacionais que apontam o aumento dos casos. O vírus não chegou ao Maranhão e assim queremos permanecer. A campanha faz parte das nossas ações preventivas", disse.
Crianças a partir de seis meses que nunca foram imunizadas contra a influenza, devem receber duas doses da vacina, sendo a segunda aplicada 30 dias após a primeira. Já as vacinadas ano passado recebem apenas uma dose esse ano. Pessoas na prioridade com dificuldade de locomoção serão vacinadas em casa. Basta comunicar ao posto de saúde mais próximo de sua casa para que uma equipe possa realizar o trabalho na residência.
SERVIÇOS
Outro atrativo do programa Todos por São Luís para a comunidade é a facilidade de acesso a consultas médicas, cursos de qualificação, emissão de documentos e atividades de esporte, lazer e culturais. São centenas de pessoas participando e interessadas no vasto cronograma da ação.
Durante a ação, a comunidade do João de Deus teve acesso à consulta oftalmológica com encaminhamento para o tratamento de glaucoma e cirurgias, além de consultas especializadas com clínico geral, ginecologista, pediatra, dermatologista e odontologista. Somado aos demais, o Todos por São Luís agrega mais de 80 serviços foram ofertados. Durante esta edição do programa houve, ainda, distribuição de alimentos para duas mil famílias.
Os que compareceram à ação puderam também apreciar a feira de produtos, cortar cabelo, fazer avaliação nutricional e obter informações sobre Cadastro Único, recadastramento no NIS, emissão de Carteira de Trabalho, orientações sociais, programa Minha Casa, Minha Vida e Bolsa Família, entre outros. A programação ofereceu ainda para a criançada um espaço com brinquedos, desenho, pintura livre, contagem de história e pintura facial.
Léa nascimento, 32 anos, dona de casa, levou o filho Anderson, de um ano e seis meses para garantir a vacina. "É importante porque é saúde. Com a vacina sei que meu filho não vai pegar a gripe", disse ela, que também está em dias com as demais vacinas da criança. A dona de casa, Antônia Maria de Ribeiro, 25 anos, aproveitou para colocar a saúde em dias. "Aos sábados sempre vou à feirinha, mas hoje resolvi aproveitar para cuidar da minha saúde. Gostei. Atendimento rápido e tudo é agilizado", disse.
AÇÃO SOCIAL
O programa Todos por São Luís tem ainda como viés, a geração de renda e emprego para a comunidade atendida. Durante toda a semana, foram oportunizadas aos moradores diversas capacitações por meio de cursos e oficinas. Entre os cursos estiveram informática básica, técnicas de vendas e atendimento ao público; panificação, doces e salgados; preparação para concursos; confecções de bombons regionais. Na lista, constam ainda capacitações em comida típica maranhense, confecção de bonecas, customização de roupas e confecção de sacolas para presentes. 
TURISMO EDUCATIVO
Cerca de 400 alunos participaram da ação do projeto "Turismo Educativo" realizado pela Secretaria Municipal de Turismo (Setur), de segunda-feira (25) a sexta-feira (28), na Unidade Educação Básica (U.E.B) Tomás Aquino e a Escola Comunitária Rosa Sena/ Creche Escola Vovó Rosinha, como parte da programação do "Todos por São Luís", no bairro João de Deus.
O projeto "Turismo Educativo" sensibiliza alunos de escolas públicas e particulares sobre a valorização dos atrativos históricos, culturais e naturais da capital maranhense, estimulando o interesse pala preservação e valorização do patrimônio da cidade.
Para os alunos da UEB Tomás Aquino, que abrange alunos do 5º ao 9º ano, do ensino fundamental, foram ministradas palestras, envolvendo 300 participantes. Já os da Escola Comunitária Rosa Sena, do 2º ao 5º ano, também do ensino fundamental, a apresentação foi em forma de Teatro de Fantoches, encantando 80 crianças, de 6 a 10 anos. Entre os assuntos trabalhados juntos aos estudantes estão: turismo, patrimônio, sustentabilidade e cidadania, combate à exploração sexual, história e lendas da capital.
De acordo com a secretária de Turismo, Socorro Araújo, o projeto fortalece o sentimento de reconhecimento e pertencimento entre os participantes das ações do projeto. "O projeto fortalece a importância de preservar o patrimônio e estimula o conhecimento da nossa história e de São Luís", destacou a titular da Setur, Socorro Araújo.
Vitor Emanuel, de 10 anos, participou da ação do projeto. Cada atividade contribuiu para conhecer um pouco mais da história de São Luís e dos atrativos culturais. "Muitos lugares eu não conhecia. Quero ir em todos", disse ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário