domingo, 31 de julho de 2016

A volta da confiança no Globo: estão demitindo, mas demitindo menos

Empenhado em buscar boas notícias para tentar justificar o golpe que apoiou, o jornal O Globo noticia uma nova forma de volta da confiança na economia: os empresários ainda estão demitindo seus funcionários, mas estão demitindo num ritmo menor; ou seja: na prática, a renda dos brasileiros ainda está encolhendo, o que tende a retardar qualquer retomada dos investimentos e do crescimento econômico; neste domingo, a Folha se deu conta de que o golpe está quebrando o País com a farra fiscal que vem sendo promovida pelo interino Michel Temer para se manter no poder; em breve, será a vez do Globo.
247 – Disposto a encontrar uma maneira de apontar boas notícias que justifiquem o golpe de 2016, o jornal O Globo passou a noticiar que a confiança voltou. Não porque os empresários tenham voltado a contratar. Mas porque, embora estejam demitindo, estão demitindo menos.
"No segundo trimestre de 2016 foram registradas 100 mil demissões a menos do que em 2015. Somente na indústria, o saldo de desligamentos foi de 68.246 entre abril e junho deste ano. No mesmo período de 2015, ele havia atingido a marca de quase 180 mil", diz a reportagem (leia aqui).
Na prática, isso significa que, mesmo depois do golpe, a economia brasileira continua a se deteriorar. Como cai a renda dos brasileiros, diminuem tanto a arrecadação federal como as operações de crédito, assim como os investimentos das empresas direcionados ao consumo.
No entanto, para O Globo, tudo irá melhorar depois que o impeachment vier a ser definitivamente aprovado. Em editorial publicado neste domingo, a Folha já se deu conta de que Temer pode estar quebrando o País com sua farra fiscal (leia aqui). Em breve, será a vez do Globo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário