domingo, 11 de junho de 2017

Em Paço do Lumiar, povo protesta com bolo e palhaço contra paralisação da construção de UPA

Um protesto que misturou bom humor e revolta marcou os dois anos desde o início da construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Paço do Lumiar. Anunciada em campanha como prioridade pelo então candidato a prefeito Domingos Dutra (PCdoB), a unidade de saúde teve a construção paralisada tão logo o comunista assumiu o cargo, em janeiro deste ano, e desde então as obras encontram-se abandonadas.
A manifestação aconteceu em frente à UPA, no conjunto Maiobão. Após cantarem parabéns, populares, tendo à frente líderes do movimento “Acorda, Paço”, cantaram os parabéns e cortaram o bolo. Enquanto isso, um palhaço, incorporado ao ato público para simbolizar o povo, interagia com pedestres e motoristas atraídos pelo movimento.
Obras
Palhaço representou o povo
A construção da UPA de Paço do Lumiar começou em 2015, ainda na gestão passada. Após executar os primeiros serviços, a construtora contratada inicialmente decretou falência. Abriu-se, então, novo processo licitatório e outra empresa foi contratada. Até dezembro do ano passado, as obras  transcorriam com celeridade.
A partir de janeiro, não avançaram mais e hoje estão paradas, para desgosto e sofrimento da população luminense, carente de atendimento médico de urgência e obrigada a enfrentar fila na Policlínica do Maiobão, metade alugada para o Estado, ou a procurar assistência nos demais municípios da Ilha.
Fontes do blog informam que Dutra tem adiado ao máximo a inauguração da UPA por causa do custo mensal de R$ 1,5 milhão para mantê-la em funcionamento. Ignorando totalmente a promessa que fez em palanque de que entregaria a unidade de saúde em fevereiro, o prefeito manifesta agora a intenção e dividir a despesa com o Governo do Estado, confiando-se na boa relação político-partidária quem mantém com o governador Flávio Dino (PCdoB). Este, por sua vez, tem alegado dificuldade financeira para absorver a demanda


Nenhum comentário:

Postar um comentário