sexta-feira, 2 de junho de 2017

“O Prefeito é irresponsável com as nossas crianças e com a educação de São Luís”, desabafou o deputado Wellington durante audiência na Câmara

Enquanto membro da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Maranhão, o deputado estadual Wellington do Curso (PP) participou de audiência pública para discutir sobre a situação da escolas públicas do Maranhão. A discussão ocorreu na Câmara Municipal de São Luís atendendo o pedido de um requerimento de autoria do vereador Marquinhos (DEM) e contou com a presença do secretário municipal de educação, Moacir Feitosa; dos vereadores Osmar Filho (PDT), Barbara Soeiro (PSC) e Honorato Fernandes (PT); o Secretário de Articulação Política de São Luís, Jota Pinto (PEN); a promotora da Educação, Luciane Belo; Idevalter Nunes, defensor público; o presidente da Comissão de Educação da OAB-MA, Adelmano Benigno; a presidente do Sindicato Municipal da Educação, Elizabeth Castelo Branco, além de vários professores e pais de aluno.
O objetivo da audiência foi discutir a falta de infraestrutura física e de merenda escolar, além do fechamento de escolas municipais e os 200 dias letivos.
“Aqui o Secretário vem mostrar um relatório com possíveis escolas reformadas. Quem sabe a realidade das escolas é a gente. Falta o básico: falta pincel, teto desaba e assim a gente segue. Eles deveriam ter vergonha disso. Isso é uma maldade com nossas crianças”, desabafou Dona Leonora, mãe de um aluno.
Sobre a situação, Wellington, que desenvolve o Projeto “De Olho nas Escolas”, afirmou que encaminhará as denúncias ao Ministério Público.
“Nós conhecemos essa realidade e sabemos o descaso com a educação. Nossas escolas estão abandonadas e isso precisa mudar, em caráter de urgência. O Ministério Público precisa pressionar, a fim de que a Prefeitura faça algo. Não pode continuar desse jeito. O Prefeito é irresponsável com as nossas crianças e com a educação. Prometeu 25 creches e não construiu nenhuma. São mais 60 escolas que não tem as mínimas condições de receber os alunos matriculados. Temos muitas crianças fora de sala de aula esperando numa lista de espera. Não queremos relatórios fictícios da Prefeitura, queremos ações concretas, queremos solução, pois existem recursos, no entanto, sao mal aplicados na educação. Precisamos de ações urgentes do Prefeito de São Luís, pois a educação da nossa cidade pede socorro. E eu pergunto: qual futuro terão as crianças de São Luís?”, disse Wellington.

Nenhum comentário:

Postar um comentário