segunda-feira, 26 de junho de 2017

Projeto de iniciativa do Vereador Genival Alves atende mais de 800 pessoas na Cidade Olimpica



Centenas de pessoas participaram no último sábado (24), no bairro Cidade Olímpica da 3ª edição do Projeto Saúde na Comunidade. As dependências da U.E.B Jornalista José Ribamar Bogéa ficaram lotadas durante toda a ação social que ofereceu acesso a diversos serviços como: aferição de pressão arterial, glicemia capilar, avaliação antropométrica, consulta médica e medicação, vacinação, preventivo, educação em saúde, aplicação de flúor, testes rápidos de HIV e diabetes, além de atividades educativas dentre outros.
De iniciativa do vereador Genival Alves (PRTB), o Projeto Saúde na Comunidade atua na prevenção, promoção e educação em saúde básica nas localidades onde poder público tem pouco alcance social. “Este projeto é importante porque é uma ferramenta de aproximação social entre a comunidade e os representantes da sociedade civil. Eu como vereador e idealizador do projeto, percebo que é fundamental este tipo de ação, pois ela oportuniza à população carente atendimentos de saúde básica que podem contribuir para uma melhor qualidade de vida”, explicou Genival Alves.
O vereador acrescentou ainda, que o bairro da Cidade Olímpica foi contemplado pelo Projeto Saúde na Comunidade por ser um dos maiores de São Luís e onde há grande vulnerabilidade social. “O nosso projeto está direcionado a todos os bairros da cidade. E a Cidade Olímpica já estava dentro desse nosso planejamento. Quero aqui afirmar que não fomos nós que adotamos a Cidade Olímpica. Foi a Cidade Olímpica nos adotou”, ressaltou Genival Alves.
Para Carlos Muniz, gestor geral U.E.B Jornalista José Ribamar Bogéa este tipo de ação só agrega valores a instituição escolar que também realiza um trabalho social ao ceder todos os sábados a sua quadra poliesportiva para as ações do Instituto Brigada Mirim. “Foi surpreendente para mim saber que o Projeto Saúde na Comunidade é uma iniciativa bancada pelo vereador Genival e que conta com a participação de alguns parceiros voluntários na causa. Este tipo de ação, não é fácil, e não é barata. Estou há 37 anos na área educacional, e esta foi a primeira vez que me deparo com este tipo de ação que é bancada por um vereador gestor público com recursos próprios”, disse Carlos Munz.
Quem também esteve presente durante a ação do Projeto Saúde na Comunidade foi Júlio César Costa dos Santos, coordenador de ações comunitárias da Secretária Municipal de Saúde (Semus). Ele acompanhou de perto todos os trabalhos. “Este projeto é importante porque estreita a comunidade com esta ação de saúde. A maioria destas pessoas vêem em busca de um atendimento hospitalar. Ao ter acesso a estes serviços básicos para prevenir doenças como gripe, diabetes ou hepatite a pessoa já sai daqui com um encaminhamento médico e com remédio dependendo do diagnóstico. E caso haja uma necessidade maior o médico encaminha para realização de exames e tratamento aquela especialidade específica”, explicou o coordenador.
A dona de casa Jacimar dos Anjos Soares, 57 anos, moradora há quatro anos da Cidade Olímpica foi uma das primeiras a ser atendida. Preocupada com a sua saúde e qualidade de vida, ela fez testes de glicemia e pressão. “Era bom que este tipo de ação acontecesse mais vezes aqui no bairro. Aqui tem muita gente que precisa de atenção”, disse a dona de casa mãe de três filhos. Para o morador Antonio José, 54 anos, que também esteve presente no local, achou interessante a iniciativa. “Somos uma comunidade carente e ter este tipo de ação é bom demais. Ainda mais de graça”, afirmou ele.
As primeiras ações ação do projeto já atendeu às comunidades de Mato Grosso / Coquilho, e Cajupari, todas localizadas na zona rural de São Luís. Na Ação da Cidade Olímpica foram realizados mais de 800 atendimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário