sexta-feira, 28 de julho de 2017

Conferência Municipal da Assistência Social reforça garantia de direitos da política de assistência


Conferência Municipal da Assistência Social reforça garantia de direitos da política de assistência
Marcada pela defesa e garantia de direitos, a 12ª Conferência Municipal de Assistência Social, encerrada nesta quinta-feira (27), definiu propostas para a execução de políticas públicas na área da Assistência Social e fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e ainda elegeu 20 delegados para a Conferência Estadual. O evento foi realizado pelo Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), em parceria com a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas).
A secretária Semcas, Andreia Lauande, destacou a importância do evento, classificando-o como um espaço de discussão que contou com a participação dos usuários da política para entendimento dos direitos e construção de diretrizes que efetivem o Sistema Único de Assistência. "Foram dois dias intensos de debates, oficinas e proposição de propostas para os âmbitos municipal, estadual e federal, com a participação efetiva dos usuários da política, assim como os trabalhadores do SUAS, poder público e sociedade civil, para o fortalecimento do sistema garantias de direitos da assistência. Nós como administração municipal, reforçamos o compromisso com a efetivação do SUAS, assim como a manutenção dos serviços socioassistenciais prestados à população".
Durante a conferência, foram definidas 18 propostas, escolhidas a partir da temática central sobre a "Garantia de direitos no fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS)". As propostas foram apresentadas a partir dos seguintes eixos temáticos: a proteção social não contributiva e o princípio da equidade como gestão dos direitos socioassistenciais; a gestão democrática e controle social; o acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e garantias de direitos e a legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidade dos entes federativos.
As propostas definidas são constituídas em quatro para União, quatro para o Estado e dez para o Município. Entre elas estão, manter a vinculação do Benefício de Prestação Continuada (BPC) ao salário mínimo e a permanência da idade vigente; rever os atuais parâmetros de cofinanciamento da política de assistência, considerando as especifidades locais para as esferas estadual e federal. Para o município de São Luís, está a realização do concurso público e implantação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários para os trabalhadores do Suas; fortalecimento dos fóruns municipais de usuários, entidades e trabalhadores da Política de Assistência, entre outras.
ESCOLHA DE DELEGADOS 
Durante o evento foram eleitos 20 delegados titulares e 20 suplentes entre usuários da política, trabalhadores do SUAS, sociedade civil, poder público e CMAS. Ronaldo de Oliveira, eleito delegado que representa a população LGBT de São Luís, relata que a expectativa é que se consiga avançar nas políticas públicas. "Hoje sabemos da existência dos serviços socioassistenciais mas a garantia desses direitos ainda é muito tímida. Na Conferência Estadual vamos defender a política integral do SUAS, mas com esse recorte para a população LGBT que é muito carente. Temos muitos gargalos ainda, como o nome social, que apesar de ser um direito garantido, muitas instituições fazem vista grossa e negam nosso direito, queremos respeito e acesso as políticas públicas", disse Oliveira.
Já para a usuária do Cras Bacanga e beneficiária do Bolsa Família, Marcelina Soares Lindoso, o usuário da política precisa se fazer presente nas discussões e construção das políticas públicas."Na realidade é muito bom participar de momentos como estes e ver que os usuários estão contribuindo com a política da assistência social e a manutenção dos direitos que já nos foram garantidos e que tanto necessitamos", disse Marcelina Lindoso.
A presidente do Conselho Municipal da Assistência Social, Ana Kelma S. Ballerio, destaca a importância da Conferência para o fortalecimento do Suas. Foi um momento importante, rico com a participação dos usuários, trabalhadores do Suas e todos que fazem parte do Sistema de Garantia de Direitos em São Luís. Nós pudemos avaliar e juntos fazer parte do processo de construção das políticas de assistência e fortalecemos o movimento de proteção dos direitos já garantidos, principalmente neste momento atual, de desmonte em qual o país atravessa ", diz a presidente
O debate Central da Conferência ainda dialoga com as diretrizes e metas estabelecidas pelo Plano Decenal 2016/2026, que é um plano de metas para os próximos dez anos na política da Assistência Social. O Plano define, ainda, a responsabilidade das esferas municipal, estadual e federal na consolidação do SUAS.
A 12ª Conferência também definiu uma Moção de Repúdio aos Posicionamentos do Governo Federal às reformas políticas, que violam as Políticas Públicas Sociais e ferem os Direitos Universais Humanos, como exemplo a Reforma Trabalhista, Reforma da Previdência, PEC 55/2017 que define o congelamento de gastos públicos por 20 anos na educação e saúde, entre outros. A Moção será encaminhada ao Governo Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário