sexta-feira, 28 de julho de 2017

Conferência Municipal de Assistência Social aborda fortalecimento do SUAS


Novas propostas para as políticas sociais no município de Bequimão foram discutidas na IX Conferência Municipal de Assistência Social, que aconteceu na última terça-feira (25). O evento realizado pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Conselho Municipal de Assistência Social, teve como tema central a “Garantia de Direitos no fortalecimento do SUAS”.
O Sistema Único de Assistência Social (SUAS), implantado desde 2005 pelo Governo Federal, é voltado para a gestão da proteção social brasileira. O sistema consolidou maior cooperação entre municípios, estados e união, com critérios e procedimentos transparentes no repasse de recursos, prestação de contas e na maneira como serviços e os municípios estão hoje organizados.
Durante a plenária, foram apresentados quatro painéis tendo como foco essa temática. A conferencista Rosângela Bertoldo apresentou as vantagens da conferência, as responsabilidades do município e a importância da sociedade civil para o melhoramento das políticas públicas implementadas. Depois, houve um debate em grupo, do qual saíram diretrizes para o aperfeiçoamento do SUAS. Participaram desse momento de construção partilhada aproximadamente 150 bequimãoenses.
A beneficiária da Assistência Social, Jacilene Costa, avaliou os serviços que já obteve. “Eu recebo Bolsa Família e me ajuda muito no sustento da minha família. Graças a Deus, sempre fui bem atendida pelos órgãos municipais, tanto pelo CREAS, quanto pelo CRAS”, disse.
O secretário de Assistência Social, Josmael Gomes Júnior, destacou programas que já estão em fase de implantação.  “Esperamos sair desta conferência com propostas que possam melhorar e garantir de fato direitos às pessoas que necessitam de assistência. Dentro de algumas semanas, implantaremos os programas Criança Feliz e Assesuas Trabalho, destinado a pessoas que já fizeram cursos do Projovem e Pronatec, como forma de incluir esses jovens no mundo do trabalho”, garantiu.

Para o prefeito de Bequimão, Zé Martins, é preciso manter o comprometimento com a segurança social do município. “Quero falar de alguns bons resultados que estamos realizando desde 2013. Fazemos um trabalho imenso com políticas sociais que beneficiam as pessoas mais carentes de nosso município. O Bolsa Família, por exemplo, é o programa que possui o maior impacto em Bequimão, atingindo 61% da população. Até dezembro de 2016, Bequimão tinha 3.447 famílias cadastradas, o que representa mais R$ 8 milhões que circulam por ano no município. Todos esses benefícios fazem parte do programa de transferência de renda que serve para promover distribuição de riqueza no nosso país. Esse benefício só chega a quem precisa por causa do empenho das pessoas que atuam no município, muitas vezes fazendo busca ativa de quem tem esse direito”, explicou o prefeito.
Após aprovadas as propostas, seguindo o regimento interno, foram eleitos os quatro delegados e suplentes, que representarão o município na conferência estadual: (Poder Público) Josmael Gomes Castro Júnior, Sandra Amorim, Gleyciane Ribeiro (1º Suplente) e Valdeci Amorim (2º Suplente); (Sociedade Civil) Carlos Alberto e Jacilene Costa.
A conferência contou com a presença do vice-prefeito Sidney Nogueira (Magal), do deputado estadual Zé Inácio, do presidente da Câmara de Vereadores, Amarildo Paixão, do vereador Jorge Filho, da presidente do Conselho Municipal da Assistência Social, Rose Pinheiro, dos secretários José Orlando Ferreira (Administração), Dinha Pinheiro (Cultura e Promoção da Igualdade Racial), Aristides França (Educação), Keila Soares (Meio Ambiente) e o secretário adjunto de Meio Ambiente, Edmilson Pinheiro, além de representantes do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, movimentos sociais e sociedade civil. Fotos: Rodrigo Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário