quinta-feira, 20 de julho de 2017

Darcy Ribeiro e os problemas do País inspiram musical

Rio Mais Brasil
Ubiratan Brasil, O Estado de S.Paulo
20 Julho 2017 | 06h00
Um produtor e uma cineasta iniciam a seleção de elenco para um filme baseado na clássica obra O Povo Brasileiro, de Darcy Ribeiro. Quando começam a rodar, são informados pelos financiadores de que a verba foi reduzida em 50%. Dias depois, o corte continuou e, do total inicial, restaram 20%. Finalmente, a produção é interrompida devido à falta de investimento. Os artistas, presos à sua fidelidade à arte, continuam o trabalho, mesmo a um custo zero.
“A cultura desponta como uma forma de aliviar a dor no mundo”, acredita Ulysses Cruz, que assina a direção de Rio Mais Brasil, o Nosso Musical, que estreia nesta quinta-feira, 20, no teatro Oi Casa Grande, no Rio de Janeiro. Trata-se de seu trabalho mais original e desafiador em relação ao processo criativo. “A gente se baseou nos problemas reais para criar nossa ficção”, completa o produtor Gustavo Nunes, cujo problema em um espetáculo foi o ponto de partida para Rio Mais Brasil.
Tudo começou em 2016, quando Nunes preparava a montagem de um musical que homenagearia o Rio de Janeiro. O cancelamento de um patrocínio quando o elenco já estava selecionado e os ensaios prestes a começar, no entanto, obrigou o produtor a desistir daquele projeto. Mas não da ideia - além de Cruz, ele contou com a persistência de outros artistas, como o diretor musical Carlos Bauzys e a atriz Cris Vianna, para formatar o espetáculo. “Quando me lembrei do Povo Brasileiro, do Darcy Ribeiro, livro que nos conduz pelos caminhos da nossa formação como nação, sugeri que a história não mais se resumisse ao Rio, mas ao País inteiro”, conta Cruz.
Variedade. O elenco vem de diversos Estados brasileiros Foto: Claudio Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário