quarta-feira, 5 de julho de 2017

Governador Flávio Dino destaca garantias sociais alcançadas com o trabalho do Procon

O Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Estado do Maranhão (Procon/MA) comemorou, nesta terça-feira (4), suas três décadas de existência com a realização do simpósio ‘Procon/MA: 30 Anos de História na Defesa do Consumidor’, no Hotel Luzeiros, em São Luís. Mais de 600 pessoas participaram do evento que contou com a presença do governador Flávio Dino. Ele destacou o trabalho realizado pelo órgão, que a partir de 2015 começou a ser ampliado para todas as regiões do estado.
“Quando pensamos em concretização de garantias sociais às pessoas pensamos logo no Ministério Público e nos tribunais. Daí a importância de fortalecer órgãos do Poder Executivo, como o Procon, a fim de recobrar a responsabilidade do Executivo para assegurar direitos, e por isso nós investimos nessas instâncias. Ter órgãos como o Procon cada vez mais fortalecidos é objetivamente imprescindível para garantir uma ordem hegemônica que não seja a lei do mais forte, pensando sempre nos direitos dos mais fracos”, afirmou o governador.
Para o presidente do Procon/MA e do Viva, Duarte Júnior, comemorar 30 anos de um dos órgãos mais atuantes da atual gestão, com a presença de renomados palestrantes, estudantes e população em geral, reforça o objetivo de continuar ampliando as ações do órgão e garantindo os direitos dos cidadãos maranhenses.
O simpósio contou com palestras a compreensão sobre os direitos fundamentais, relações de consumo, dentre outros pontos. O primeiro a palestrar foi o renomado advogado Ricardo Morishita, que elogiou a realização do simpósio e a atuação do Procon. “Este evento comemora a vitória do consumidor. Hoje, o consumidor maranhense pode exercer seus direitos, ainda que more no interior. Essa política de Estado é extraordinária. O Procon do Maranhão tem iniciativas que são próprias e servem hoje de modelo para as políticas de defesa do consumidor do Brasil, da América Latina e do mundo. São exemplos de competência, de coragem e de responsabilidade”, pontuou.“Ao longo da história do Procon, nestes 30 anos, diversas pessoas colaboraram para o fortalecimento da defesa do consumidor. Hoje nossa equipe atual tem trabalhado diuturnamente para assegurar o respeito a esse direito. Seguiremos firmes fiscalizando fornecedores, promovendo a educação de consumidores e também fornecedores e orientando todos a fim de garantir a harmonia das relações de consumo em todo o Maranhão. O sucesso deste trabalho só é possível graças a uma gestão séria, colaborativa, eficiente e honesta, onde o poder não é usado para se servir, mas para servir a todos os maranhenses”, declarou Duarte.
Quem também elogiou as ações do órgão foi o juiz federal Roberto Velozo. “Quero agradecer o convite que me foi formulado pelo diretor-presidente do Procon, Duarte Junior. Fico feliz por ver tantas pessoas interessadas em saber mais sobre o Direito do Consumidor. Fico ainda mais satisfeito de poder dividir esta mesa com o governador Flávio Dino, que ainda é muito bem quisto na Justiça Federal e foi um dos melhores juízes que nós já tivemos”, comentou.


Para os estudantes Rodrigo Ribeiro e Mateus Sampaio, do curso de Direito da Faculdade Pitágoras, a abertura do evento para a participação de acadêmicos da área colabora com a formação dos jovens. “Às vezes, no dia a dia da faculdade, alguns temas passam batido e a gente perde de conhecer melhor nossos direitos. Eu vim aqui saber mais sobre os meus”, afirmou Rodrigo. “Acho de suma importância essa integração entre os estudantes de Direito e os profissionais que já atuam na área. Achei um momento muito produtivo e saio satisfeito”, completou Mateus Sampaio.O ex-diretor do Procon/MA e atual secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, falou em nome de todos os gestores anteriores do órgão. “Essa história é resultado da contribuição de cada uma das pessoas que passaram pelo Procon ao longo desses 30 anos. Na história recente, é preciso reconhecer o trabalho responsável realizado pelos servidores mais antigos, que junto com estes novos guerreiros e liderados pelo Duarte, conseguem fazer a diferença na Defesa do Consumidor do Maranhão”, declarou.
Ao fim do Simpósio, mais de 600 quilos de alimentos foram arrecadados, que serão doados para instituições carentes da Grande Ilha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário