O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel), através da Lei de Incentivo ao Esporte, lançou, na sexta-feira (22), a 2ª edição do projeto ‘Formando atletas, criando cidadãos’, no município de São Mateus, com a criação de uma escolinha de futebol para as crianças e jovens da cidade, como uma oportunidade de desenvolver a prática esportiva aliada a ações pedagógicas que proporcionam maior desenvolvimento no ambiente escolar.
Esta é a 2ª edição de ações do projeto, com atividades no estádio Pinheirão, e tem o patrocínio do Governo do Estado do Maranhão via Lei Estadual de Incentivo ao Esporte. O coordenador do projeto, Mauro Santos, falou sobre o sucesso da primeira edição. “A 1ª edição do projeto foi um sucesso. Foram mais de 120 crianças atendidas, além dos empregos que o projeto gerou, porque os monitores e professores são todos da região. Outro ponto de destaque é que o projeto melhorou a frequência escolar e os indicadores do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) no município”, disse.
Para o gestor da pasta de Esporte, o esporte e a educação são aliados na formação do cidadão. “As ações sociais promovidas pelos projetos incentivados da Sedel proporcionam não só a prática esportiva, mas contribuem para a construção de valores do cidadão”, afirmou o secretário Márcio Jardim.
Participação no projeto
Para participar do projeto, os alunos precisam estar matriculados em escolas da rede de ensino público, e precisam ter 80% de frequência e aproveitamento escolar. Os pais, juntamente com os alunos, assinam um termo de compromisso ao receber o material. Nesta etapa do projeto, serão beneficiadas 90 crianças e jovens, entre 9 e 17 anos, do município de São Mateus. Os alunos terão aulas três vezes na semana, no estádio Pinheirão