quarta-feira, 26 de julho de 2017

Inauguração de várias obras marca os 163 de emancipação de Anajatuba

Enquanto a grande maioria dos municípios maranhenses estão tendo dificuldades para cumprir com suas obrigações administrativas e financeiras, a boa gestão do prefeito Sydnei Pereira(PCdoB), com apoio do Governo do Estado e alguns aliados, como os deputados federal José Carlos(PT) e estadual Fábio Macedo(PDT), permitiu que uma vasta programação fosse montada para comemora os 163 anos de emancipação do município de Anajatuba, celebrado no sábado (22).
Além de shows e ato cívico, a inauguração de várias obras fizeram parte da programação festiva, que teve início na sexta-feira (21). A comunidade do povoado Ponta Bonita foi a primeira ser presenteada com a inauguração da escola Jesus, João e Maria, que estava desativada há mais de cinco anos. A população esteve acompanhando o evento que, além do prefeito, contou com a presença do secretário de Articulação Política e Comunicação do Estado – Márcio Jerry, do secretário adjunto de projetos especiais da SEDUC – Ismael Cardoso, o presidente da CCL estadual – Odair José, vereadores e secretários municipais. Para o prefeito Sydnei, voltar a Ponta Bonita para cumprir promessas de campanha, foi uma obrigação. “Vamos criar um padrão nas escolas municipais que esteja à altura dos nossos alunos. Não apenas pintando o prédio, mas transformando as escolas em um local digno para aprendizagem dos nossos alunos”, disse o prefeito.
O secretário Marcio Jerry ratificou a preocupação do Governo do Estado com a educação, e para isso não tem medido esforços para apoiar os municípios. “Sinto-me honrado em fazer parte de um Governo estadual que tem a educação como a sua principal política pública. E, nesta oportunidade, não escondo a minha felicidade em saber que o prefeito Sydnei está encarando a educação como prioridade”, pontuou Jerry.
Para Ismael Cardoso, oferecer educação é o mais importante para que uma criança se emancipe. “Estamos priorizando a educação para que a gente consiga dar um futuro melhor para nossa sociedade. E esta parceria é forte com os municípios, especialmente com Anajatuba”, concluiu.
Do povoado Ponta Bonita a comitiva seguiu para a sede do município com o propósito de inaugurar uma Unidade Básica de Saúde, a Praça da Vitória e uma academia de saúde. As três obras irão atender centenas de anajatubenses. Já no sábado, em frente à sede do Executivo foi montada a estrutura para a realização da Programação Cívica, desenvolvida pelas escolas municipal. Na oportunidade, centenas de pessoas puderam conhecer um pouco mais da histórica cultural, religiosa e política do município, narrada não só pelo poeta anajatubense Mauro Rego, como dezenas de alunos.
Na programação cívica, além do orgulho de ser anajatubense, através de danças, peças teatrais e literatura de cordel, evidenciou-se a riqueza cultural pulsante no município. O apogeu cultural ficou por conta dos alunos do povoado Afoga, narrando a ascensão e declínio do Porto das Gabarras.
A dança portuguesa mirim Estrela do Anajá, da escola Chapeuzinho vermelho, e os poemas, tendo como fonte inspiradora as belezas naturais que permeiam a extensa dimensão territorial do município, também foram retratados na programação.
Bastante emocionado, o poeta Mauro Rego evidenciou a importância do ato cívico. “Estamos vivendo um momento importante na nossa história, digo, os nossos 163 anos de emancipação política. Nascemos no tempo do império, atravessamos a primeira e segunda república até chegarmos aos dias atuais. Muito já fizemos, mas ainda precisamos fazer mais e mais em prol dos nossos netos, bisnetos e tataranetos”, disse o poeta.
As autoridades aproveitaram o momento para parabenizar o prefeito pela passagem de mais uma primavera, bem como pelo trabalho que vem sendo realizado. Natural de Anajatuba, o presidente da CCL – Odair José externou a alegria em presenciar o resgate da história anajatubense. “Além da riqueza cultural do que fora apresentado, também precisamos evidenciar o que tem sido feito na cidade pelos Governos Federal e Estadual, em parceria com o Executivo municipal. Mesmo em um momento de crise, o prefeito não tem medido esforços para melhorar a qualidade de vida do nosso povo, e embora o município e o prefeito sejam os grandes homenageados no dia de hoje, de fato, o presente quem está ganhando é a população”, frisou Odair José ao se referir as inúmeras obras inauguradas.O deputado petista Zé Carlos também esteve acompanhando o ato cívico. Nos últimos meses, o parlamentar destinou mais de um milhão de emendas para o município, aplicados em diversas áreas, como infraestrutura e saúde. “Sinto-me lisonjeado em participar das festividades em comemorações ao aniversário do município, pois, enquanto parlamentar, tenho a certeza de estar cumprindo com o meu papel, já que tenho estado, diuturnamente, ao lado do prefeito para garantir avanços à população”, asseverou o deputado.
Em uma rápida fala, além da importância da parceria com o Legislativo, o amor pelo município também foi evidenciado pelo prefeito. “Pela primeira vez na história de Anajatuba, temos uma equipe de primeiro escalão formada, 100% por anajatubense, o que denota o engrandecimento intelectual dos que aqui nasceram. Através de um projeto aprovado no Legislativo, todos os prédios municipais estão sendo padronizados nas cores da nossa bandeira, o que me deixa bastante orgulhoso. Estamos administrando a cidade na pior crise política e econômica do país, mas com o apoio do Governo Federal, Estadual, além do Legislativo, não nos acomodamos, pois com boa vontade, apoio e gestão administrativa, na contra mão da grande maioria dos municípios brasileiros, estamos conseguido colocar as escolas municipais nos padrões dignos de nossas crianças. Estamos inaugurando obras, em comemoração ao aniversário da cidade e, até o final do ano, outras tantas obras também estarão sendo entregues ao povo. O que me deixa cheio de orgulho”, finalizou o prefeito.
No sábado, centenas de pessoas acompanharam a programação cultural, que ficou por conta dos shows dos cantores Rodrigo Alves, Bruno Shinoda e Willey Gomes. A tenda eletrônica com a carretinha Piradona e o DJ Adailson também estiveram presente na programação cultural. A animação no domingo ficou por conta das Companhias Pão com Ovo e Cambalhota.
Na segunda-feira (24), encerrando as atividades em celebração ao aniversário da cidade, o secretário de Educação – Felipe Camarão esteve inaugurando a reforma de duas escolas da rede estadual de ensino. O Centro de Ensino Nina Rodrigues, que beneficiará 600 alunos do ensino médio e, ainda, o Centro Educacional Quilombola Anajatubense, no povoado Bacabal, que atenderá mais de 330 alunos.
O Centro de Ensino Nina Rodrigues, localizado na sede, foi totalmente recuperado. A revitalização beneficiará alunos do Ensino Médio matriculados nos três turnos. A escola tem oito salas de aula, laboratório, biblioteca, pátio e outros espaços. “Incentiva os alunos a querer estudar em um ambiente mais propício. Traz aquele bem-estar que é a primeira etapa do ensino-aprendizagem”, diz Ana Carolina, professora de biologia da escola.
“As salas estão mais aconchegantes. Eu lembro que antes o telhado tinha ninhos de pardal”, afirma Thyenia Mendes, ex-aluna da escola. Já o prefeito Sydnei Pereira elogiou e agradeceu o trabalho realizado feito pelo Governo do Estado. “Muito obrigado. Aqui está sendo feito um trabalho à altura dos nossos alunos”, afirmou.
“É o Escola Digna concretizando aquilo que o governador Flávio Dino quer: transformar vidas”, afirmou o secretário da Educação, Felipe Camarão, que participou da inauguração das duas escolas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário