quarta-feira, 12 de julho de 2017

Leila Naiva é homenageada na Câmara de São Luís

A Presidente do Boi de Axixá, Leila Naiva, foi homenageada na Câmara Municipal de São Luís, na manhã desta quarta-feira (12). A honraria, que foi de autoria do vereador Francisco Chaguinhas (PP), foi entregue a Leila sob aplausos e na companhia da música “Bela Mocidade”, interpretada pela Banda do 24º Batalhão do Exército. O ato solene contou com a participação de amigos, familiares e vereadores. Segundo o autor da honraria, o ato é um reconhecimento pelos seus 41 anos de contribuição à cultura maranhense.

"Hoje, estamos aqui para homenagear essa mulher que engrandece o nosso Estado, Sabemos que, em meios à desvalorização da cultura local, Leila nunca baixou a cabeça, mas, sim, enfrentou a todos, tudo pelo amor que tem a cultura. Sei que não é fácil comandar um batalhão que tem muitos custos. Mas a Leila faz do pouco o muito, e consegue levar para o Brasil a fora a nossa rica cultura maranhense", disse.

Emocionada, Leila Naiva contou um pouco de sua trajetória cultural e agradeceu a todos os presentes pelo reconhecimento. "Eu aqui quero agradecer a todos os presentes, ao vereador Chaguinhas, pela homenagem. Tudo isso que fiz ao longo desses 41 anos foi por amor a cultura popular do nosso Estado, Nāo é fácil comandar um batalhão, pois enfrentamos vários obstáculos, mas com a ajuda de Deus vencemos um a um. Agradeço mesmo de coração a todos os vereadores presentes por essa honraria. Isso mostra que estamos no caminho certo", disse.

Participando também do ato, o empresário Zildeni Falcão disse que a honraria é fruto de um trabalho exercito com respeito e amor por quem realmente ama a cultura popular. "Essa honraria, sem dúvidas, é o reconhecimento pelo brilhante trabalho de Leila Naiva, desenvolvido na cultura popular do Estado. Conheço ela há muito tempo e sempre vi que o amor pelo estado do Maranhão foi essencial para que hoje ela pudesse receber essa grande honraria", disse.

MANIFESTAÇÃO DOS VEREADORES

A solenidade que reuniu amigos e familiares, também contou com a presença de cerca de dez vereadores, que também usaram a palavra para engrandecer a homenageada desta manhã, Leila Naiva. Abaixo o pronunciamento dos parlamentares.

"Tive a oportunidade de conhecer essa mulher guerreira ainda neste ano em um arraial em minha comunidade e pude ver o quanto ela é uma pessoa maravilhosa e humilde. Hoje, essa honraria é louvável e, sem sombra de dúvida, merece a nossa admiração e o nosso respeito", diz o vereador Joãozinho Freitas.


"Falar da Leila Naiva é falar de um símbolo da humildade, é ver o quanto a nossa cultura se engrandece com a contribuição dessa minha querida e frequente de um dos batalhões mais respeitados do nosso Estado, que é o batalhão de Axixá", disse o vereador Ricardo Diniz.

"As mulheres estão a cada dia atingindo um papel fundamental nas esferas de poder. E hoje, nesta manhã, vejo que a Leila Naiva é uma das mulheres de luta e que sempre esteve buscando o melhor para contribuir com a nossa cultura popular. A conheci recentemente, mas o pouco que pude observar é o quanto essa mulher é querida por onde passa", disse o vereador Raimundo Penha.

"A Câmara Municipal de São Luís, através do autor da proposta, está de parabéns, pois a Leila Naiva merece, sim, esse reconhecimento, pela sua dedicação e pelo seu belíssimo trabalho na cultura do nosso Estado. Parabéns a Leila Naiva pelo seu esforço e pelos seus 41 anos de contribuição à cultura do Maranhão", disse o vereador Marcial Lima.

"Os nossos aplausos hoje, nesta manhã, vão para você, Leila Naiva, ícone da nossa cultura maranhense. Fico lembrando de quando eu participava de um outro grupo folclórico, eu sempre tinha em minha mente as canções do Boi de Axixá, que, diga-se de passagem, marcaram muito a minha adolescência. Fico, hoje, muito contente em ver essa pessoa que é amada por todos sendo homenageada nesta Casa Legislativa", disse o vereador Sá Marques.

Estiveram presentes à solenidade os vereadores: Francisco Chaguinhas (PP), Umbelino Junior (PPS), Edson Gaguinho (PHS), Marcial Lima (PEN), Raimundo Penha (PDT), Sá Marques (PHS), Dr. Gutenberg (PSDB), César Bombeiro (PSD), Joãozinho Freitas (PTB) e Ricardo Diniz. Empresário Zildeni Falcão e os padrinhos do Boi, Igor Almeida, João Torres e Jacques Aranha. O primeiro-tenente Domingos Salvio,  Banda de Música do 24º Batalhão, presidente Boi de Sonhos, Cileninha Santos, além de amigos e os demais familiares.


Nenhum comentário:

Postar um comentário