quinta-feira, 20 de julho de 2017

Selo pode certificar produtos de procedência quilombola em Santa Rita

Processo de registro histórico das comunidades quilombolas do município foi iniciado nesta semana. Benefícios do selo podem ser vários

A prefeitura de Santa Rita, por meio da Secretaria Municipal de Igualdade Racial iniciou nesta segunda-feira (17), o processo de registro histórico das comunidades quilombolas para conseguir a certificação Palmares.
O trabalho está sendo feito “in locco” nas comunidades, ouvindo as histórias da localidade e catalogando imagens guardadas, objetos preservados e enredos narrados pelos patriarcas e matriarcas locais.
A Fundação Cultural Palmares (FCP) é uma instituição vinculada ao Ministério da Cultura (MinC), seu objetivo é promover a preservação dos valores culturais, sociais e econômicos decorrentes da influência negra na formação da sociedade brasileira.
Hoje em Santa Rita existem 22 comunidades quilombolas, destas, 13 são registradas. Uma das metas do prefeito Dr Hilton Gonçalo é certificar todas comunidades, por esta razão, a secretaria de Igualdade Racial (sob o comando dos secretários Lourinaldo Nunes e Davyson Juan) conta com a assessoria da antropóloga, Andréa Coelho, captando as informações e assim dando mais um passo para a certificação das demais comunidades.
O que é o Selo Quilombos do Brasil?
O Selo é um certificado de origem, que tem como objetivo atribuir identidade cultural aos produtos de procedência quilombola. O manual traz informações quanto aos benefícios de uso do Selo, à solicitação de uso da marca e a sua aplicação. Dela, podem se beneficiar núcleos de produção da agricultura familiar, membros das associações, cooperativas e pessoas jurídicas com empreendimentos nas comunidades reconhecidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário