segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Ações do Biênio da Matemática iniciaram nesta segunda-feira

04080_foto_3_2142886350216001795

O Maranhão deu início nesta segunda-feira (28) às ações do Biênio da Matemática. O evento, que ocorreu no Convento das Mercês (Auditório Pe. Antônio Vieira), reuniu professores de Matemática de diversas instituições de Ensino Superior e da Educação Básica das redes pública e privada, universitários, estudantes do Ensino Médio e representantes do poder público.
Instituído pelo Congresso Nacional, por meio da Lei Ordinária nº 13.358, de 07 de novembro de 2016, o Biênio da Matemática José Gomes de Sousa (2017 e 2018) conta com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e do Ministério da Educação. No Maranhão, as ações estão sendo desenvolvidas pelo Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com diversas instituições.
“O ‘Biênio’ é mais um reforço à política de investimentos que o Governador Flávio Dino vem realizando pela melhoria da educação, cujas ações compreendem a qualificação das escolas, formação de professores, fortalecimento da gestão democrática. Para se ter ideia, o governo já capacitou 75% dos professores de Matemática da rede estadual pelo Plano Mais IDEB,  que tem como meta elevar os indicadores educacionais do Maranhão, portanto, o Biênio da Matemática é mais um instrumento para alcançar a melhoria da educação”, destacou Danilo Moreira, subsecretário da Seduc, que representou o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão.
Durante o evento de lançamento das ações do Biênio no estado, 11 alunos do Núcleo de Arte Educação (NAE) encantaram a plateia com a apresentação de uma performance artística a partir do poema de Millôr Fernandes, ‘Poesia Matemática’.
“Hoje temos o desafio de formar professores que consigam ensinar a Matemática de forma prazerosa e lúdica, que façam com que os alunos se apaixonem por essa ciência. Por isso, a Universidade está trabalhando na formação de professores que ensinem a Matemática de maneira diferente”, ressaltou o diretor do Curso de Matemática da Universidade Estadual do Maranhão, Irinaldo Moraes.
Lançamento reuniu professores estudantes de Matemática. (Foto: Divulgação)

Patrono
O patrono do Biênio é o maranhense Joaquim Gomes de Sousa, conhecido como Sousinha, considerado um dos grandes vultos da Matemática no Brasil.
Entre as ações previstas para o Biênio estão: homenagens ao patrono do Biênio, com exposições, palestras, lançamento de livro; semanas/jornadas de Matemática; oficinas para professores e licenciandos em Matemática; festivais de Matemática; articulação para criação de uma Representação da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, no Maranhão; visitação ao Museu Histórico e Artístico do Maranhão, que foi residência da família de Sousinha.
Durante esses dois anos, os eventos mais importantes do mundo da Matemática acontecerão no Brasil, objetivando colocar em relevo essa área de conhecimento, como é o caso da Olimpíada Internacional da Matemática (IMO 2017), e o Congresso Internacional de Matemáticos (ICM 2018), o mais importante evento do mundo voltado à disciplina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário