sábado, 19 de agosto de 2017

 Baixada Maranhense em luto: morre Juca Martins, ex-prefeito de Bequimão

O Líder Político Juca Martins.
A Baixada Maranhense e o Litoral Ocidental do estado perderam hoje um dos nomes mais expressivos de sua política local. Faleceu, às 11h desta sexta-feira (18), em São Luís, João Batista Cantanhede Martins, o Juca Martins, reconhecido como um dos mais influentes nomes do cenário político da região.
Juca Martins nasceu no dia 11 de junho de 1938 em Bequimão, filho de Lídia Cantanhede Martins e Atanásio Lourenço Martins. Juca era o segundo filho entre sete irmãos de uma família humilde e na juventude, trilhou o caminho que muitos jovens do interior do Maranhão ainda hoje percorrem, tendo que ir estudar na capital do estado. Em São Luís, cursou o ginásio e o antigo científico, vindo a graduar-se em Direito posteriormente no ano de 1999. Depois da morte do pai, Juca Martins, teve que retornar a Bequimão para ajudar a família e foi aí que começou a sua saga política de sucesso.

De volta a Bequimão, Juca se tornou muito amigo de Torquato Pereira, grande comerciante e exportador de babaçu, que lhe ofereceu o primeiro emprego. Aos 18 anos ele decidiu então trabalhar como caixeiro viajante tornando-se mais tarde sócio na firma Torquato PP de Abreu & Cia.

Foi Torquato quem incentivou o jovem Juca a entrar para a política. “Entrei na política porque naquela época havia as pressões políticas através dos fiscais de estado. Inclusive, havia os pinheirenses que eram pessoas indicadas do governo para massacrar a oposição que tivesse comércio. Aqui nós erámos contra, do PP, filiado à família Damasceno, que tinha como prefeito Joarez Damasceno”, contou recentemente Juca Martins, em entrevista recente concedida a um jornal local.

O amigo sugeriu que o sócio se candidatasse na época a vice-prefeito, quando os registros de candidatura de prefeito e vice ainda eram feitos separadamente. Surpreendentemente Juca Martins obteve 16 votos a mais do que Joarez Damasceno, eleito prefeito naquela ocasião.

Aos 28 anos, em 1966, ele deu um passo expressivo na política e foi eleito o prefeito mais jovem do país, pelo PSP. Depois do primeiro mandato, o político bequimãoense sofreu uma intensa perseguição política, que o impediu de sair novamente candidato.

O tempo passou, a política evoluiu e o clamor popular fez com que Juca Martins voltasse à chefia do executivo municipal no ano de 1983. Depois disso foram mais duas passagens pelo palácio municipal nos anos de 2001 a 2004 e entre os anos de 2005 e 2008, no total foram quatro mandatos a frente da prefeitura de Bequimão.

Foi na militância política que Juca Martins conheceu o ex-Senador Clodomir Millet e o ex-Deputado Federal Neiva Moreira, ambos falecidos, que o aproximaram do ex-presidente da república José Sarney, do qual foi aliado de primeira hora durante toda a sua carreira política.

A política sempre correu no sangue da família Martins e Juca influenciou os familiares a militar politicamente em defesa do município e da região que tanto amava. Ajudou a eleger inúmeros políticos entre eles o irmão, Antônio Martins, que também foi prefeito de Bequimão, mais recentemente apoiando e ajudando a eleger por dois mandados consecutivos o filho Antônio José Martins.

A REPERCUSSÃO ESTADUAL DO FALECIMENTO DE JUCA MARTINS

O ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, manifestou seu pesar com a morte do líder político bequimãoense.
“Quero me solidarizar com o prefeito de Bequimão, Zé Martins, e toda a sua família pelo falecimento de seu pai, Juca Martins, nosso amigo, companheiro na luta política e ex-prefeito. Um homem que sempre trabalhou com garra pelo município e que agora deixa um belo legado a Zé Martins, sua esposa Maria Lênora e demais filhos. A vocês, todo o meu carinho e de minha família, nesse momento difícil. Muita força e fé!”, disse, em nota. 

O Deputado Estadual Adriano Sarney, também emitiu nota de pesar lamentando a morte de Juca Martins.
“Foi com profundo pesar que recebi a notícia da morte do meu amigo João Batista Cantanhede Martins, o Juca Martins, ex-prefeito de Bequimão. Ele foi um político muito importante para a história e o desenvolvimento do município”, declarou o deputado Adriano Sarney.

O Deputado Estadual Zé Inácio também lamentou através de nota a morte do amigo e correligionário Juca Martins.
Foi com enorme pesar que recebi a notícia do falecimento do amigo João Batista Cantanhede Martins, Juca Martins, aos 79 anos, pai do atual prefeito de Bequimão, Zé Martins, e do superintendente do Sebrae, João Martins.
Juca Martins ao lado dos filhos João Martins, diretor superintendente do Sebrae no Maranhão (à direita) e Antônio José Martins, prefeito de Bequimão (à esquerda).

Juca foi prefeito de Bequimão, minha terra natal, por quatro mandatos e se tornou a maior liderança política do município, trabalhando incansavelmente pelo desenvolvimento da nossa Baixada Maranhense.

Solidarizo-me com os familiares e amigos neste momento de dor e pesar. Juca será sempre lembrado por nós!
O Fórum Floresta dos Guarás, formado por líderes da sociedade civil e que discute Politicas Públicas para o desenvolvimento da região, também emitiu uma nota em que lamenta o falecimento do líder político.

O Fórum Floresta dos Guarás lamenta o falecimento, nesta sexta-feira, 18 de agosto de 2017, do Sr. Juca Martins, ex-prefeito de Bequimão e liderança política de grande expressão nas regiões da Baixada e Litoral Ocidental Maranhense.
Enquanto homem público, o Sr. Juca nos deixa como legado o anseio de construir, desenvolver e realizar os sonhos do nosso povo baixadeiro e litorâneo.

Apresentamos condolências aos familiares, amigos, correligionários e conterrâneos nesta hora de profundo pesar, em especial ao Sr. João Batista Martins, grande incentivador do nosso Fórum.
O Sebrae também emitiu uma nota de pesar em nome da Diretoria Executiva e do Conselho Deliberativo, também se solidarizando junto à família de Juca Martins.

Externamos o nosso pesar e toda a nossa solidariedade à família do Sr. João Batista Cantanhede Martins, especialmente ao seu filho, o diretor superintendente desta instituição, João Batista Martins, pela perda do grande líder que ajudou a construir a história política do município de Bequimão, no Litoral Ocidental Maranhense.

Juca Martins parte deixando a esposa, dona Maria Lenora Batista Martins e quatro filhos, o Diretor Superintendente do Sebrae no Maranhão, João Martins, Antônio José Martins, prefeito de Bequimão, Liana Martins e Cirlanda Martins. Além de irmãos, sobrinhos, netos e familiares que sempre lembrarão com carinho e saudade do revolucionário líder político.

Nenhum comentário:

Postar um comentário