quarta-feira, 2 de agosto de 2017

Bira destaca Parque do Rangedor e defende a criação de espaços públicos que valorizem o meio ambiente


O deputado estadual Bira do Pindaré (PSB) ocupou a tribuna, na manhã desta terça-feira (02), para destacar a importância do Parque Rangedor, que está sendo estruturado pelo Governo do Maranhão. O Parque Estadual, onde está instalada a Assembleia Legislativa, vai receber a comunidade em espaço semelhante à Área de Proteção Ambiental do Itapiracó (APA Itapiracó), inaugurado no último sábado (29) pelo governador Flávio Dino (PCdoB).

O socialista defendeu a criação de espaços públicos que valorizem a questão ambiental, mas, ao mesmo tempo, criem oportunidades de integração da comunidade, por meio do esporte, lazer e de outras disciplinas e espaços para a organização e integração da social da população.

Para ele, o Parque Itapiracó hoje é uma referência nisso. Bem estruturado, a área conta com as praças da Família, da Criança e do Atleta, com campo de futebol, quadra poliesportiva, parquinhos infantis, circuito de skates, área para futebol de areia, futevôlei, além de pistas para caminhada, cooper e trilhas ecológicas.

“Quem visita o parque hoje tem a satisfação de ter um espaço que realmente engrandece a Ilha de São Luís, engrandece a Cidade de São Luís e permite que as pessoas pratiquem esporte. Portanto, uma medida extremamente necessária e que há muito o Maranhão esperava que acontecesse e agora está acontecendo, o Parque Itapiracó já é uma realidade e agora nós temos a preparação do Parque do Rangedor”, acrescentou.

Com o mesmo posicionamento, o Governo do Maranhão entregou, na manhã de hoje (02), toda a área do Parque Estadual do Rangedor cercada. A obra feita em parceria com a empresa Vale do Rio Doce.  Como presidente da Comissão de Assuntos Municipais, Bira do Pindaré adiantou que vai reunir com o secretário de Estado do Meio Ambiente, Marcelo Coelho, para conhecer os detalhes do projeto e debater a estruturação que será feita no Parque do Rangedor.

A finalidade, de acordo com ele, é garantir mais um espaço público de valorização da cidade de São Luís, com áreas dedicadas a pratica de esportes, pistas para caminhada, trilhas ecológicas e espaços de convivência. Segundo ele, algo fundamental porque alia esporte, lazer e preservação ambiental de maneira integrada à comunidade com vistas em melhorar a qualidade de vida da população.

“Qualquer cidade referência no mundo trabalha os parques dessa forma, de maneira integrada. E a comunidade quando percebe isso ela própria passa a ser a maior defensora dos parques ambientais. É isso que desejamos, porque aqui o Rangedor é uma área de proteção em razão da recarga dos aquíferos, da fauna e também da flora ainda existente em São Luís do Maranhão”, frisou.

Ao secretário de Meio Ambiente, o parlamentar pediu ainda um esforço redobrado cuidar das nascentes do rio Calhau, que fica na área do Parque Estadual. Bira é defensor da preservação das nascentes. O governo tem revitalização os rios na ilha de São Luís, mas, afirmou, é necessário que haja uma preocupação redobrada com as nascentes do rio Calhau.

Em relação à implantação dos do Parque Estadual do Rangedor como uma área para toda a comunidade, o deputado reafirmou que vai acompanhar de perto todo o processo. Ele começou a luta em defesa do Rangedor tão logo assumiu o primeiro mandato, ainda em 2011.

“A gente espera que esta área não tenha nenhuma outra destinação a não ser o interesse da população, a integração com a comunidade com espaços dedicados à convivência da população, com a preservação do meio ambiente, que é fundamental para a sustentabilidade de São Luís e do Estado do Maranhão”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário