quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Eliziane Gama: coerência, ética e humildade

A deputada Eliziane Gama tem origem humilde. Ela sempre lembra isso em seus discursos. Não é filha de políticos, nem de grandes empresários, nem médica do interior. Eliziane é uma parlamentar popular, de origem popular, com toda a carga democrática e republicana positiva que isso possa ter.
Eliziane tem uma característica rara na atual classe política: coerência.
Se formos analisar a porção de decisões de cada parlamentar brasileiro no último ano e pouco, perante as decisões mais polêmicas do cenário político, teremos uma coleção de apenas cerca de 20% de congressistas que votaram utilizando os mesmos pesos e as mesmas medidas para julgar diferentes pessoas e situações.
No caso do impeachment da presidente Dilma Rousseff, da cassação do deputado Eduardo Cunha e da continuidade do processo contra Michel Temer por corrupção passiva, dos 513 deputados, apenas 108 se colocaram como favoráveis às três situações. Da bancada maranhense, apenas Eliziane Gama votou desta maneira.
A deputada também foi coerente quando se candidatou à prefeitura de São Luís, no último pleito: ela não tinha como não ser. E foi; a despeito de tudo, inclusive a despeito de lutar contra titãs do poder. E fez a parte dela com dignidade e, mais uma vez, coerência.
E é em nome dessa constante lógica da carreira da congressista mais bem votada do Maranhão que está a postura de pleitear o que quiser, inclusive de disputar o senado pelo Maranhão; com um nome limpo, livre de qualquer acusação de crime, desvio ético, ou ainda, mais uma vez, livre daquela incoerência, carimbada por atitudes que visam conquistas pessoais, vistas num bom número de políticos que lutam para permanecer na esfera de poder.
Eliziane é uma representante da lisura com que deve caracterizar o roteiro de um parlamentar com visão de estadista. Eliziane se diferencia dos fisiologistas de plantão, das bancadas disso ou daquilo.
 Essa postura de coerência deu a Eliziane a autonomia de levar o partido dela, no estado, a seguir rumo próprio, inclusive o de disputar o senado ao lado do governador Flávio Dino. Isto por que, no nível nacional, PPS e PC do B, não têm direcionamentos comuns. Porém, o próprio presidente nacional, Roberto Freire, já declarou que o PPS tem a pré-candidatura de Eliziane ao senado como pronta e aprovada. E acrescenta que quem decide sobre os rumos do PPS no Maranhão é a direção estadual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário