quarta-feira, 30 de agosto de 2017

‘Escola Digna’ enche de orgulho comunidade de Santa Luzia, em Governador Newton Bello

WhatsApp Image 2017-08-29 at 17.16.30

Muita emoção e alegria. Esses foram os principais sentimentos estampados no rosto dos moradores do assentamento Santa Luzia, no município de Governador Newton Bello, que na terça-feira (29) receberam do Governo do Maranhão um novo prédio escolar construído para a Escola Municipal São José, que funcionava em uma antiga casa de um cômodo, utilizada como sala de aula multiseriada para os mais de 50 alunos matriculados do pré-escolar ao 5º ano do Ensino Fundamental.
Da realidade de um cômodo com poucos metros quadrados, que aglomerava dezenas de estudantes, para a realização de um sonho de uma escola nova com duas salas de aula, sala multimeios, diretoria, banheiros, cozinha e pátio central, que encheu de contentamento crianças e adultos da localidade, como o pequeno Juliano, que é ex-aluno da Escola e vizinho do novo prédio. “Não estudo mais aqui, já passei dessa série. Mas queria voltar a estudar, pois ‘tá’ bonita demais”, declarou o pequeno.
Com um investimento de mais de R$ 388 mil, a escola foi construída por meio de sistema modular, pela empresa Quick House, parceira do Governo do Maranhão no Programa Escola Digna.
O secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, representou o governador Flávio Dino durante a entrega e classificou o ‘Escola Digna’ como um programa que tem revolucionado a educação maranhense. “O ‘Escola Digna’ nos emociona a cada nova entrega. Um programa muito bonito que só é possível graças à parceria entre governo e municípios e a vontade de se transformar realidades antes tão esquecidas, como esta que encontramos aqui em Governador Newton Bello. Aqui é um espaço para o presente e para o futuro. O governador Flavio Dino acredita que a educação é a maneira de transformar a vida das pessoas, por isso tem investido tanto, para que todas as crianças, jovens e adultos maranhenses tenham a oportunidade de se desenvolver por meio da educação. Cada escola entregue é um novo espaço que se abre para a transformação social”, disse Felipe Camarão.
O prefeito do município, Roberto do Posto, falou das diversas ações do Governo do Estado que tem chegado ao município e  destacou a parceria como importante e desafiadora para ajudar municípios pobres a encontrar o caminho do desenvolvimento. “Muito gratificante inaugurar uma escola dessas. Agradeço muito ao governador Flávio Dino, pois nunca um governo olhou tanto por governador Newton Bello. Muitas ações têm chegado até aqui, que vão desde educação, moradia, abastecimento, esporte e lazer, em um município tão humilde, mas de gente muito hospitaleira”, falou o prefeito.
Nova Olinda do Maranhão ganha escola revitalizada
(Foto: Divulgação)

Há 16 anos sem receber reforma, o Centro de Ensino Teresinha Alves Rocha é mais uma das escolas revitalizadas pelo Programa Escola Digna, para proporcionar um ambiente mais adequado para o processo de ensino e aprendizagem de alunos e professores. Os trabalhos executados no prédio escolar beneficiam 864 alunos matriculados nos três turnos, que ficaram muito satisfeitos com o novo ambiente, principalmente com a climatização das salas de aula.
“Recebemos uma escola totalmente revitalizada, com ótimos trabalhos que foram feitos, como a instalação dos ares condicionados, adequação dos banheiros e salas de aula. Agora conseguimos passar o tempo todo na sala de aula e se concentrar, pois antes a gente não conseguia. É muito melhor vir pra escola com ela revitalizada e adequada para os alunos”, disse a estudante Mayane Neres, de 17 anos.
(Foto: Divulgação)

O gestor geral do C.E. Teresinha Alves Rocha admite que a felicidade é de toda a comunidade escolar, que por muitos anos aguardava esse momento. “Esses trabalhos executados representam um avanço na nossa educação. Desde 2001 a escola necessitava dessa revitalização, que é quase uma reconstrução que foi feita pelo governo Flávio Dino. A nossa comunidade vai ganhar muito na qualidade de educação, na qualidade do ensino, com salas climatizadas que resultarão em um grande impacto no nosso dia a dia. Então para a comunidade de Nova Olinda é importante esse olhar do Governo do Estado. Inclusive, nosso município já recebeu outras unidades do Escola Digna, programa tão importante. Sentimos a felicidade de alunos e professores com essa obra entregue hoje”, declarou.
Após a entrega, que contou com a participação também do secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca, Márcio Honaiser; do deputado estadual Hemetério Weba, além de autoridades locais, como a prefeita de Nova Olinda, Iracy Weba, que na ocasião assinou termo de cooperação com o Estado visando melhorias na qualidade da educação. “Essa parceria entre Estado e Prefeitura representa o fortalecimento da educação. Além disso, a entrega hoje desta escola é muito importante para nossa comunidade, sendo um grande avanço para nosso município, pois há muito tempo necessitava dessa revitalização”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário