quinta-feira, 3 de agosto de 2017

Governador Flávio Dino recebeu, nesta quarta-feira (2), o bicampeão mundial e mestre enxadrista, Rafael Leitão



O governador Flávio Dino recebeu, nesta quarta-feira (2), o bicampeão mundial e mestre enxadrista, Rafael Leitão. Durante o encontro, que contou com a presença do secretário de Estado de Educação, Felipe Camarão, foi feito o balanço do ‘Projeto Xadrez nas Escolas’ e novas metas foram estabelecidas para expandir ainda mais a ação, que tem levado o xadrez a estudantes da rede estadual.
Flávio Dino destacou a importância do esporte para os estudantes, que ao terem o contato podem desenvolver diversas habilidades. O projeto, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com Rafael Leitão, foi implantado no começo de 2017 para atender 10 escolas da capital maranhense. O secretário Felipe Camarão relatou que as expectativas foram superadas.
“Um projeto muito importante da prática do esporte educacional nas escolas. Inicialmente contemplou 10 escolas e a gente pensou para beneficiar aproximadamente 90 estudantes por escola, mas o projeto foi crescendo e ultrapassou a meta estabelecida. E estamos, hoje, beneficiando mais de 1000 estudantes, cada escola ultrapassou o que foi estabelecido, os professores se engajaram e estão extrapolando a carga horária pactuada, em dias que nem precisaram ir para ministrar o curso, escolas que não estavam participando pediram para participar”, contou o secretário.
Na reunião, o governador deu duas determinações importantes que deverão impulsionar o Xadrez nas Escolas. A realização de um festival de Xadrez, na semana de aniversário da cidade de São Luís, como parte das comemorações de 405 anos da cidade, além da expansão do Projeto, para beneficiar 100 escolas em todo o Maranhão, e mais de 10 mil jovens da rede estadual.
Para o enxadrista, Rafael Leitão, que coordena a ação e apresentou o projeto de expansão, a tendência é que fortaleça ainda mais o esporte e a educação, com processo de interiorização. “Esse projeto teve uma receptividade incrível, a gente fez esse piloto este ano e os professores abraçaram a ideia e os alunos ficaram empolgados. Agora estamos planejando uma grande expansão para o ano que vem e a nossa ideia é colocar em 100 escolas em todo o Maranhão e fazer do estado um exemplo em todo o Brasil, dando essa oportunidade para crianças aprenderem”,

Nenhum comentário:

Postar um comentário