domingo, 6 de agosto de 2017

Governo do Maranhão anuncia obras da educação em Lago da Pedra



O Governo do Maranhão, por meio das secretarias da Educação (Seduc) e da Agricultura Familiar (SAF), cumpriu agenda, nesta sexta-feira (4), em Lagoa Grande do Maranhão, na região do Médio Mearim. Na oportunidade o secretário de Educação Felipe Camarão, representando o governador Flávio Dino, assinou ordem de serviço para início de obras da educação, entregou fardamento escolar e participou do encerramento da Jornada Pedagógica dos professores do município.
Diante de alunos e professores, do prefeito da cidade, Francisco Freitas, e demais autoridades políticas municipais, o secretário Felipe Camarão assinou a ordem de serviço que autoriza a construção do Ginásio Poliesportivo com Academia da Saúde na cidade.
A obra prevista para começar em setembro terá investimento na ordem de R$ 469.000, recursos resultantes de parceria com o Mateus Supermercado, por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte.
O secretário anunciou a construção do primeiro prédio próprio da rede estadual, no município, atendendo a uma demanda dos moradores da cidade, principalmente da comunidade escolar. O projeto pra construção da escola já vai entrar em processo de licitação.

O secretário destacou, também, que há pouco mais de ano e meio o município de Lagoa Grande do Maranhão não tinha um prédio escolar próprio. As escolas da rede estadual sempre funcionaram em prédios cedidos pela prefeitura. “Agora, em breve o governador Flavio Dino e eu estaremos aqui para entregar o  prédio da Unidade Integrada Rosely Nunes, que já está na reta final de construção. Esta escola tem uma simbologia muito importante por ser uma escola construída num assentamento do MST. Além disso teremos o prazer de construir o primeiro prédio escolar da nossa rede”, disse o secretário.
Uniformes
Durante a solenidade foi realizada, ainda, a entrega de 1.040 uniformes escolares beneficiando a 520 estudantes do Centro de Ensino Cristóvão  Colombo (906 uniformes) e da Unidade Integrada Rosely Nunes (134 uniformes), escolas da rede estadual de ensino no município. “Essa farda é muito significativa ‘pra’ nós porque torna todo mundo igual. Às vezes uns têm mais condições que outros e fica todo mundo desigual na escola. Além disso  a farda identifica o aluno”, disse Francisco Lima Sobrinho, aluno do C.E. Cristóvão Colombo.
“Esse é um momento muito importante pra nós estudantes do Rosely Nunes, que faz parte do MST. A farda identifica o aluno e a escola. Por isso estamos muito felizes com esse momento”, disse o estudante Oquécio Moura da Silva.
“Esse é um momento de avanço na educação do Maranhão, em que a gente se livra do ranço antidesenvolvimentista do passado. E essas ações do governo também estão chegando a gente que está no campo, filhos de camponeses. Então a gente sabe que ainda tem muito a ser feito, mas, as ações estão acontecendo”,  destacou Maria Leomar Pereira de Sousa, gestora da U.I. Josely Nunes, escola localizada no Assentamento Sigra, Vila Kênio, em Lagoa Grande do Maranhão.
Formação

A solenidade no ginásio poliesportivo também marcou o encerramento da Jornada Pedagógica do município e das terceira e quarta etapas de Formação de Gestores e Coordenadores Pedagógicos Municipais promovidas pelo Governo do Maranhão, por meio do Escola Digna, no eixo Regime de Colaboração com os municípios.
Lagoa Grande do Maranhão é um dos 85 municípios atendidos pelo Programa Escola Digna, que além de substituir escolas de estrutra inadequada por prédio de alvenaria e condições dignas de ensino e aprendizagem, garante Assessoria técnico-pedagógica aos educadores das redes municipal.
“Estamos tendo a oportunidade de ver e aprender muitas coisas que, até então, a maioria de nós não tinha conhecimento. Esta pareceria traz uma nova perspectiva para nós professores”,  destacou Laurentino Marques da Silva, coordenador pedagógico de Lagoa Grande.
“É uma grande satisfação para nós de Lagoa Grande termos a presença dos secretários de estado Felipe Camarão e Adelmo Soares, isso representa a presença do governo do estado junto ao povo. Esta formação pedagógica que o governo realiza em parceria conosco é de grande importância para a melhoria da educação”, disse o prefeito Francisco Freitas, prefeito de Lagoa Grande do Maranhão.
“O governador Flavio Dino não pôde  estar aqui, mas, pediu para dizer que Lagoa Grande não está sozinha, que tem a parceria do governo do estado para sair do triste patamar de município com baixo IDH. Muitas obras ainda virão pra Lagoa Grande, tenham certeza disso”, destacou o secretário Felipe Camarão .

Nenhum comentário:

Postar um comentário