sábado, 26 de agosto de 2017

Grajaú recebe com entusiasmo IV seminário Revitalização dos Rios Maranhenses e Suas Nascentes

Centenas de pessoas do município de Grajaú e regiões vizinhas se reuniram na manhã dessa última sexta-feira (25), no auditório do campus da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), para prestigiar mais uma edição do seminário “Revitalização dos Rios Maranhenses e Suas Nascentes”, cuja proposta é discutir e apresentar estratégias para a recuperação das bacias hidrográficas do estado.
O evento, que já está em sua 4ª edição, integra o programa SOS Águas do Maranhão, idealizado pelo senador Roberto Rocha (PSB) e o Instituto Cidade Solidária, com co-realização do MEA- Movimento Ensinando e Aprendendo. O seminário conta com o patrocínio do Banco do Nordeste (BNB), da Caixa Econômica Federal (CX) e da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).  
A mesa foi composta pelo senador Roberto Rocha; pelo prefeito de Grajaú, Mercial Arruda; Liviomar Macatrão, coordenador do seminário; o presidente da Câmara Municipal de Grajaú, Arthur Carvalho Neto; Márcio Coutinho, presidente do PRTB no Maranhão; Sebastião Madeira, ex-prefeito de Imperatriz; Marco Aurélio Diniz, diretor da Área de Desenvolvimento Integrado e Infraestrutura da Codevasf; Lenilce Arruda, primeira dama e ex-prefeita de Grajaú; Francisco Ribeiro, chefe do setor de Recursos Hídricos do DNOCS; Jones Braga, superintendente da 8ª Regional da Codevasf; João Gonçalves de Lima Filho, prefeito de Itaipava do Grajaú e Leandro Gonçalves Passarinho, prefeito de Fortaleza dos Nogueiras.
Entre os palestrantes que conduziram as atividades técnicas estavam o analista da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Emanuell Florêncio, que explicou sobre o “Planejamento da Codevasf para a Bacia Hidrográfica do Mearim”. O professor adjunto da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Antonio Lopes do Bonfim Neto, durante a sua palestra, apresentou ao público presente a importância da Bacia do Mearim, bem como as propostas para a sua revitalização.
Em seu pronunciamento, o senador Roberto Rocha apresentou algumas ações do seu mandato que visam a recuperação das bacias hidrográficas. A boa nova para o município anunciada pelo senador foi o projeto de construção da barragem do Rio Grajaú, que está em fase de elaboração. “O município já está fazendo os levantamentos necessários para que possamos construir a barragem que, além da preservação do rio, vai ser, também, fator de desenvolvimento econômico para Grajaú e toda a região”, disse Roberto Rocha, ressaltando ainda que fez questão de levar o analista de Recursos Hídricos do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOSC), Francisco Ribeiro, para conhecer pessoalmente o local onde será construída a barragem.
A construção da barragem foi bastante comemorada pelo prefeito de Grajaú Mercial Arruda (PMDB). Em seu pronunciamento, ele agradeceu o esforço que o senador Roberto Rocha está fazendo ao viabilizar esse importante feito que, segundo ele, “é a mais importante obra que o município de Grajaú necessita”.
Durante o seminário, o senador Roberto Rocha fez a entrega da chave de um veículo ao superintendente da oitava regional da Codevasf, Jones Braga. O veículo é oriundo de emenda parlamentar do mandato do senador, e servirá para monitoramento das nascentes dos rios.
Apresentações culturais
O evento seguiu durante toda a manhã com várias apresentações da cultura local. Na oportunidade, o artista,Batista do Portão, cantou "Rio a riacho - o leito virou braço", enquanto Luís Carlos recitou o poema "Grajaú da gente" e a canção "Vareiros de Grajaú".
Bastante prestigiado por alunos das escolas públicas do município, o evento teve ainda a apresentação de estudantes do colégio “Dimas Simas Lima”, que fizeram um ensaio sobre maneiras de como salvar os rios da região. “O rio Grajaú está muito poluído, e esse seminário nos incentiva e nos mostra a importância de nos mobilizarmos para salvá-lo, pois é ele que nos ajuda nas necessidades básicas da nossa vida”, disse Edilane Macedo da Silva, 14 anos, aluna da escola municipal Paulo Ferraz de Sousa, em Grajaú.
Logo após o seminário, o senador Roberto Rocha e o coordenador do evento, Liviomar Macatrão, entregaram os alimentos arrecadados. As duas instituições beneficiadas foram o centro de Recuperação de Hanseníase e o Asilo do Idoso, ambos do município de Grajaú.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário