sábado, 19 de agosto de 2017

HU-UFMA recebe certificação do MS para qualificar a atenção obstétrica e neonatal

Materno Infantil passa a fazer parte do programa lançado pelo Ministério da Saúde
O Hospital Universitário da UFMA - Unidade Materno Infantil será uma das dezessete maternidades do Nordeste e a única do Maranhão a fazer parte do programa do Ministério da Saúde para a implementação e melhoria das práticas nas áreas da atenção obstétrica e neonatal. O termo de adesão e compromisso de cooperação foi assinado pela superintendente Joyce Santos Lages nessa quinta, 17, em Brasília, durante o Seminário Nacional do Projeto Aprimoramento e Inovação no Cuidado e Ensino em Obstetrícia e Neonatologia (Apice On). O HU-UFMA está entre as 23 unidades filiadas à Ebserh que aderiram ao programa. 
O Projeto Apice On foi desenvolvido pelo MS tendo a Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) como executora. Propõe a qualificação nas áreas de atenção ao parto, nascimento e abortamento; saúde sexual e saúde reprodutiva; e atenção humanizada às mulheres em situação de violência sexual. Também objetiva estimular o desenvolvimento de pesquisas de inovação relativas a esses temas.
O presidente da Ebserh, Kleber Morais, destacou a relevância do papel dos hospitais universitários federais no projeto. “Esse projeto é para marcar história. O programa vem a integrar justamente os três pilares de um hospital universitário: o ensino, a pesquisa, sem nunca deixar de voltar a atenção para a saúde da população mais necessitada, que tem nos hospitais universitários a sua salvaguarda, em especial para mães e filhos”, apontou.
A superintendente Joyce Lages atribuiu o mérito pela escolha do HU-UFMA como um reconhecimento ao trabalho da equipe do Materno Infantil. “A dedicação em cuidar das pessoas é o que nos leva a ser uma referência na atenção neonatal e obstétrica. É uma grande satisfação poder participar desse programa do Ministério”, realçou.    
Ampliar a integração entre ensino e serviço de saúde é o que pretende o programa, tido como prioridade para o MS no triênio 2017/2019. O foco é a mudança de modelo de atenção com práticas baseadas em evidências científicas, humanização, segurança e garantia de direitos na obstetrícia e neonatologia. O programa abrange 95 hospitais de todos os estados brasileiros que realizam atividade de ensino.
Também são parceiros da iniciativa o Instituto Fernandes Figueira/Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), o Ministério da Educação (MEC) e a Associação Brasileira de Hospitais Universitários e de Ensino (Abrahue).
Sobre a Ebserh
Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Ebserh administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio
do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.
O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.


Nenhum comentário:

Postar um comentário