quinta-feira, 10 de agosto de 2017

Informações da Câmara de Municipal de São luís

 Agradecimento
O lutador maranhense de jiu-jítsu, Roberto Ferreira, destacou em visita à Câmara de São Luís, na manhã desta terça-feira (08), a contribuição que o presidente da Casa, vereador Astro de Ogum (PR), deu a ele para que pudesse ir ao Rio de Janeiro, participar do NAGA (North American Grappling Association) realizado no Brasil. Competindo pela primeira vez no mês passado, Roberto Ferreira, levando o nome da Guigo Jiu Jitsu, saiu com o cinturão da categoria até 91,5 kg, ou faixa marrom pesado. Lutadores de vários países participaram da competição. “Eu não tinha apoio nenhum e ele, Astro, prontamente apoiou. Foi com a ajuda dele que conseguir competir no NAGA, vencer e conquistar cinturão”, disse o atleta.
Agradecimento II

O NAGA é realizado nos Estados Unidos e existe há 22 anos. A competição é composta pela modalidade de luta “Grappling”, que significa “luta agarrada”, como o judô e jiu-jítsu, ou seja, sem socos e chutes. O campeonato juntou estas artes marciais e, dentro dele, foram criadas novas regras. Roberto Ferreira contou que o encontro com o presidente na sala de reunião do Palácio Pedro Neiva de Santana, que é a sede do Parlamento Municipal, serviu não apenas para agradecer, mas também para dividir com o chefe do legislativo o cinturão conquistado na competição internacional.
Poço artesiano
Poço artesiano IIA Câmara Municipal aprovou uma indicação do vereador Antonio Isaías Pereirinha (PSL), em que ele pede que o Governo do Estado – por meio da Companhia de Saneamento Ambiental (Caema) – realize os estudos técnicos necessários para instalar um poço artesiano no Jardim São Raimundo, localizado na zona rural de São Luís. No pedido encaminhado ao governador Flávio Dino (PCdoB) e ao presidente da Caema, Carlos Rogério, Isaías Pereirinha pede uma ação urgente da Caema, pois os moradores do Jardim São Raimundo estão sofrendo com a falta de água e impossibilitados de executar serviços básicos em suas residências.

O parlamentar entende que o sistema de captação de água por meio de poços artesianos representa uma solução de acesso à população rural de baixa renda. Na avaliação de Pereirinha, além da melhoria na qualidade da água consumida, haverá também uma redução no aparecimento de doenças em adultos e crianças. Para Pereirinha, o governador e o presidente da Caema atenderão ao pleito dos moradores, pois é dever do poder público garantir melhorias na qualidade de vida da população. “A perfuração poço artesiano atenderá aos anseios dos moradores do Jardim São Raimundo e das comunidades vizinhas”, disse.
Guarda Municipal pode virar PM de São Luís


Emenda ParlamentarEm fase de tramitação na Câmara Municipal de São Luís projeto, de lei de autoria do vereador Pavão Filho (PDT), que a altera a nomenclatura da Guarda Municipal para Polícia Municipal de São Luís, de acordo com as funções de Polícia que exercem estabelecidas pela Lei Federal nº 13.022, de agosto de 2014. Segundo o vereador, “a Guarda Municipal de São Luís, exerce funções típicas de polícia e a alteração da denominação para Polícia Municipal de São Luís, não afetará seu estatuto jurídico, competências e atribuições, mas trará uma maior identificação perante a população ludovicense, aumentando a sensação de segurança e facilitando a integração entre as diversas forças de segurança pública de São Luís”.

A informação foi passada aos dirigentes do Sindicato dos Guardas Municipais, na manhã de quarta-feira (9), em seu gabinete, durante o ato de assinatura da Emenda Parlamentar que Pavão Filho está destinando para o Grupo de Segurança Escolar, da Guarda Municipal de São Luís, para despesas decorrentes das ações desenvolvidas junto as Escolas da Rede Municipal de Ensino, em prol da segurança e da conscientização contra as drogas.
Emenda Parlamentar II
Estiveram presentes no ato de Assinatura do documento que oficializa o repasse da Emenda Parlamentar, o presidente do Sindicato dos Guardas Municipais do Estado do Maranhão – SINGMEMA – Djelson Sales, Júlio José Amaral – Secretário do SINGMEMA, André Colins – Membro do GSE, Bergson Rios – Membro do GSE, Weber Marques – Diretor Financeiro do SINGMEMA e J. Moraes.
Fisioterapia para idosos

Fisioterapia para idosos IIO vereador Beto Castro (PROS) protocolou requerimento na Câmara Municipal pedindo que a Prefeitura – por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS) – realize os estudos técnicos necessários para criar o Programa de Fisioterapia para Idosos, em todas as unidades da rede pública de saúde da capital. A proposição do parlamentar foi aprovada, em plenário, por unanimidade, e será encaminhada, por meio de ofício, pela Mesa Diretora da Câmara ao prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior (PDT), e ao secretário municipal da Semus, Lula Fylho. A expectativa é que ambos aprovem a iniciativa do vereador.

Beto Castro sugere que o programa seja executado, também, nos domicílios dos idosos e estabeleça a promoção, manutenção, prevenção e recuperação das mudanças fisiológicas das pessoas, ocorridas pelo processo de envelhecimento, respeitando a condição física de cada indivíduo. O parlamentar sugere, ainda, que sejam ministrados nos centros de convivência para os idosos de São Luís, cursos de conscientização do paciente e seus familiares, acerca das limitações imposta pelo envelhecimento, permitindo assim melhor qualidade de vida na terceira idade e o treinamento dos cuidadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário