terça-feira, 15 de agosto de 2017

Maranhão firma parceria com o Ceará para desenvolver programa de correção de fluxo escolar


Para impulsionar ainda mais o programa Avança, de regularização do fluxo escolar, que será desenvolvido em 31 municípios, o governador Flávio Dino assinou, nesta segunda-feira (14), o termo de cooperação com o Governo do Ceará. O estado vizinho é referência no processo de correção da defasagem escolar e dará apoio na implementação do programa no Maranhão.
A experiência cearense foi apresentada pelo secretário de Educação, Idilvan Alencar. Diante do exemplo exitoso, o governador Flávio Dino destacou a importância da parceria com o Ceará e também com os municípios onde será desenvolvido o programa. “Nós temos aqui um modelo de parceria, de colaboração entre a rede estadual e as redes municipais. Nós estamos constituindo uma rede de formação para ajudar os municípios a regularizarem o fluxo idade/ano, ou seja, os meninos e meninas que não estão na série correta conforme a idade poderão ter o apoio do Governo, por intermédio desses educadores que estão sendo formados”, explicou o governador.
Flávio Dino ainda explicou que também será feita a “a distribuição de material didático, apoio financeiro do Governo do Estado às Prefeituras com uma bolsa, uma gratificação para estes educadores, e, com isso, nós poderemos, inicialmente, beneficiar cerca de quatro mil estudantes nos 31 municípios”, destacou.
O Programa ‘Avança’ oferecerá ações de intervenções pedagógicas para corrigir a defasagem idade-ano escolar de estudantes das redes municipais dos municípios do plano Mais IDH, inicialmente. Estas cidades receberão todo suporte pedagógico da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), para assegurar atividades de reforço escolar nos componentes curriculares Português e Matemática a estudantes que tenham dois ou mais anos de atraso escolar, matriculados no ensino fundamental regular das redes públicas municipais.

O secretário de Estado de Educação, Felipe Camarão, relata que a parceria irá se transformar em melhores resultados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) nestes municípios, a exemplo do que aconteceu no Ceará. “A colaboração e o regime de parceria com os municípios é a parte mais importante do Programa. A correção dos fluxos escolares é um dos itens do Ideb, portanto é uma ajuda que o Governo do Estado dá para a rede municipal, para a o ensino fundamental”, pontuou Felipe.
Trazer para a gestão estadual a responsabilidade do ensino fundamental é, segundo o secretário de Educação do Ceará, uma iniciativa corajosa e necessária para a melhoria da Educação. “É uma mudança de postura, porque a questão fundamental começa a ser questão do Estado, ou seja, não existe mais aluno do Estado e aluno do Município, são alunos maranhenses. E isso é muito importante e nós do Ceará estamos dispostos a ajudar”, destacou Idilmar Alencar.
Além de 29 municípios integrantes do Plano ‘Mais IDH’, a parceria foi firmada, ainda, com Codó e Itapecuru como experiência de execução do programa em municípios de médio e grande porte. O governador adiantou na cerimônia que cumprida esta etapa, dos 31 municípios que foram inicialmente selecionados, a intenção é em 2018 pelo menos dobrar o número de municípios que receberão esse apoio financeiro e material do Governo do Estado para melhorar o ensino básico.
O prefeito de Lagoa Grande, Chico Freitas, agradeceu a oportunidade, que para ele é a soma de esforços que resultarão num Maranhão que tenha educação de qualidade. “A gente se espelha no governo do Estado e não mediremos esforço diuturnamente mudar a educação de Lagoa Grande”, contou.
Os 31 municípios escolhidos para implantação do programa possuem as menores taxas de escolarização. São eles: Afonso Cunha, Água Doce do Maranhão, Aldeias Altas, Amapá Do Maranhão, Arame, Araioses, Belágua, Brejo de Areia, Cajari, Centro Novo do Maranhão, Conceição do Lago Açu, Fernando Falcão, Governador Newton Belo, Itaipava do Grajaú, Jenipapo dos Vieiras, Lagoa Grande do Maranhão, Marajá do Sena, Milagres do Maranhão, Pedro do Rosário, Primeira Cruz, Santa Filomena do Maranhão, Santana do Maranhão, Santo Amaro, Satubinha, São Francisco do Maranhão, São João do Carú, São João do Sóter, São Raimundo do Doca Bezerra, São Roberto, Itapecuru Mirim e Codó.

Nenhum comentário:

Postar um comentário