terça-feira, 22 de agosto de 2017

Palestra, lançamento de livro e exposições marcam a abertura das comemorações do centenário de Josué Montello


03901_img_20170821_wa0127_3269642220990154491

Com casa lotada, a abertura das comemorações do centenário de nascimento de Josué Montello reuniu, na segunda-feira (21), escritores, acadêmicos, pesquisadores, professores, jornalistas, estudantes e comunidade em geral que foram celebrar a obra de um dos maiores romancistas brasileiros. O evento foi realizado no Centro de São Luís, na Casa de Cultura Josué Montello (CCJM), equipamento cultural do Governo do Maranhão, vinculado à Secretariada de Estado da Cultura e Turismo (Sectur).
As comemorações iniciam este mês com a realização da VII Semana Montelliana, que tem por objetivo realizar várias atividades sobre a vida e obra do escritor maranhense, com palestras, lançamento de livros, lançamento de concurso artístico e literário, exposições, exibição de vídeos, visitas guiadas aos espaços da CCJM e apresentação de trabalhos acadêmicos.
Para o acadêmico Arnaldo Niskier, que realizou a palestra de abertura da Semana, Josué Montello é um nome fundamental na cultura brasileira e o escritor mais fecundo em relação à sua terra. “Ele valorizou muito São Luís, o Maranhão, e isso se expressa de maneira admirável em sua obra”.
O secretário de Estado da Cultura e Turismo, Diego Galdino, disse que a celebração do centenário começou quando a Casa de Cultura Josué Montello foi reinaugurada, dezembro do ano passado, após reforma e ampliação. “Preparamos tudo com muita atenção para fazer essa homenagem, ela representa o reconhecimento da qualidade, variedade e força da obra de um maranhense imortal”, destacou.
A diretora da Casa de Cultura Josué Montello, Joseane de Souza, lembrou do artigo publicado pelo governador Flávio Dino, em março deste ano, quando fez um convite especial aos maranhenses: “conheçam a Casa de Cultura Josué Montello”. Para ela, o centenário é também uma forma de chamar a atenção das pessoas para o grande acervo bibliográfico, arquivístico e museológico disponível na casa de cultura sobre o escritor.
As filhas do escritor, Lenka e Lilia Montello, foram homenageadas na solenidade. (Foto: Divulgação)

A programação da VII Semana Montelliana segue até sexta-feira (25) com uma vasta programação, pela manhã e tarde. Nesta quarta-feira (23) o escritor e membro da Academia Ludovicense de Letras, Aldy Mello de Araújo, apresenta a palestra “A Saga Maranhense”, na quinta-feira, o Prof. de Literatura do Instituto Federal de Sergipe, Reginaldo de Jesus, abordará o tema “A obra Diarística de Josué Montello”, e na sexta o escritor e membro da Academia Maranhense de Letras, José Neres, falará sobre “Montello: um mestre na construção de narrativas curtas”. Todas as palestras serão realizadas a partir das 16h30.
A programação oferece, ainda, outras atividades como exibição de vídeo documentário, visitas guiadas, apresentação de trabalhos acadêmicos, e as exposições ‘Centenário Josué Montello’ e ‘Cais da Sagração’, que ficarão abertas durante todo o evento na Casa de Cultura. Outra atração será o lançamento do Cordel sobre Josué Montello da cordelista Raimunda Frazão. O evento acontece na tarde de quinta-feira (24).
Mais ações comemorativas serão realizadas até o final do ano em parceria com outras instituições como o ciclo de palestras na Academia Maranhense de Letras, Salão Literário de Imperatriz, Semana do Teatro, Colóquio em Timon, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário