segunda-feira, 14 de agosto de 2017

Programa da Prefeitura de São Luís, “Reviva” é lançado com Sarau Histórico


Programa da Prefeitura de São Luís, "Reviva" é lançado com Sarau Histórico
Ana Jansen imponente em sua carruagem, acompanhada por Benedito Leite, ícone político. Ao lado, um coreto expondo objetos do período colonial e retomando a figura da mais perversa ama que São Luís já conheceu. Em poucos passos, era possível esbarrar em barões, reis e poetas notórios como Gonçalves Dias. A São Luís de dois séculos atrás retratada no programa "Reviva" lançado na noite desta sexta-feira (11), com o Sarau Histórico, que atraiu centenas de pessoas – moradores e turistas – para a Praia Grande. A iniciativa da Prefeitura de São Luís tem como proposta apresentar a cidade contando sua história, promover a interação social e movimentar o Centro Histórico. O prefeito Edivaldo e a primeira-dama Camila Holanda compareceram ao evento.
Em sua primeira edição dentro do "Reviva", o evento reuniu interessados em conhecer mais sobre a capital maranhense e resgatou um pouco da antiga cidade conhecida como Atenas Brasileira, pela sua rica literatura e região onde cantam os sabiás, pela variedade de espécies da fauna. O Sarau Histórico foi promovido no período das férias, mas, devido ao sucesso, foi determinado pelo prefeito Edivaldo que tivesse continuidade. O evento passa a integrar a agenda cultural da cidade e se realiza uma vez ao mês.
O prefeito Edivaldo, acompanhado da primeira-dama Camila Holanda e das duas filhas, prestigiou o evento. "A iniciativa agrega valores ao bairro e é de grande significado por atrair diversos públicos, de todas as idades, e muitos turistas. É o programa pensado para dar impulso ao comércio local, estimular o interesse pela nossa história e cultura e também movimentar este bairro que é um cartão postal da cidade", pontuou o prefeito.
"É preciso que todos possam ter acesso a essa bela e rica história, conhecer nossos poetas, nossas músicas, resgatar a cultura local. É o que estamos proporcionando com este programa, que agora será permanente. Movimenta o bairro histórico atraindo as pessoas e mostrando, por meio da encenação e da música, toda a nossa riqueza", enfatiza a secretária municipal de Turismo (Setur), Socorro Araújo.
O público acompanhou os atores, vestidos a caráter, promovendo por meio do Sarau Histórico o resgate do cenário da cidade no século XIX. Foram revividos personagens que entraram pra história de São Luís, como Daniel de La Touche, o fundador da cidade; a dona de escravos Ana Jansen; o poeta Gonçalves Dias, que imortalizou a cidade em seus versos; Barão e Baronesa de Grajaú, Baronesa de Anajatuba e outros nomes que durante o sarau contaram a Cidade dos Azulejos ao público.
"Achei muito interessante o projeto e estou gostando de poder conhecer a cidade dessa forma. Tudo muito bonito e interessante. Quero estar em outras edições. Gostei bastante", avaliou a tutora Nádia Cardoso Cunha, 33 anos. Ela aproveitou o evento acompanhada do pai, George Cunha, 60 anos, e dos filhos Rafiza, 5 anos, e Isaac, 8. O almoxarife Antônio Lacerda Pinho, 28 anos, parabenizou a iniciativa. "As músicas trazem lembranças de um passado importante para o crescimento da cidade. A participação das personagens é uma das melhores partes, porque a gente aprende e se diverte".
MÚSICAS
Além das encenações, a noite também foi embalada por canções clássicas da música popular brasileira no estilo chorinho, bolero e samba interpretadas pela banda Serenata e que encantaram o público. O servidor público, Elton Martins, 34 anos, estava pela primeira vez no sarau. Para ele, momento especial por estar com a esposa, Adriana Moraes, 30, grávida de sete meses. "Viemos para conhecer e gostamos muito da programação, das opções, da organização. Tudo muito seguro e tranquilo. Boa iniciativa para o início do fim de semana", pontuou Elton Martins.
O público também tem seu momento de participação. O evento deixa espaço aberto a quem quiser manifestar seu amor e seu conhecimento pela cultura e história de São Luís. Em certo momento do sarau, o palco passa a ser da plateia, que pode por toda sua criatividade à mostra.
PARA REGISTRAR
Quem acompanhou a programação teve a oportunidade de guardar um pouco da história de São Luís em foto. Montada na Praça Benedito Leite uma carruagem onde os personagens de Ana Jansen e este que nomeia a praça estavam à espera do público. No coreto, barões do período do Império. Daniel de La Touche, fundador da capital, também contou sua participação na história e posou para o público, que acompanhava tudo atentamente.
A técnica em recursos humanos Maria Luísa dos Santos, 35 anos, que mora no Renascença, disse ter ficado encantada com o que aprendeu sobre a São Luís antiga. "É uma história muito bonita, interessante, que eu não conhecia. É bom estar na Praça Benedito Leite de uma outra época. Parabéns pela programação que é muito boa", enfatizou.
Nomes da literatura, da política e da cultura ludovicense foram relembrados nos relatos dos atores. Entre uma apresentação e outra da banda Serenata, recortes do que era a São Luís antiga foram contados em verso, prosa e atos que prenderam a atenção da plateia. "Com este projeto, crianças e adolescentes vão poder compreender melhor a própria identidade e, a partir daí, serão estimuladas a preservar as tradições e a dar mais valor ao que é nosso", pontuou a secretária de Turismo.
PROPOSTA
A proposta do Sarau Histórico é trazer de volta a São Luís antiga, unindo história, música, poesia, dança e teatro em um ambiente inspirador. O público assiste apresentações de personalidades da história do estado, encenados por atores da Tramando Teatro e por alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) – Centro Histórico. Somado a estes, espaços de vendas de comidas típicas e outros pratos doces e salgados e a bela atmosfera da Praia Grande.
A realização do Sarau Histórico integra o programa "Reviva", da Setur, que agora reúne eventos que foram pensados como opção de lazer e cultura para as férias mas que devivdo ao sucesso, se estendem com programação mensal. "Nossa intenção é sempre promover eventos deste porte para reviver a nossa história e mostra às pessoas que São Luís tem muito a oferecer", enfatiza a secretaria da Setur, Socorro Araújo.
O "Reviva" conta ainda com o Roteiro Reggae, onde grupo formado por DJs, dançarinos e admiradores deste estilo musical vai percorrer algumas ruas do Centro Histórico ao som do ritmo jamaicano e contando a origem do movimento regueiro. Outra atividade que retorna ao cronograma é o Passeio Serenata, no qual o público conhece os prédios seculares da Praia Grande e as histórias passadas com apoio de guia turístico e em caminhada pela história. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário