segunda-feira, 4 de setembro de 2017

Atividades em louvor aos 405 anos de São Luís são realizadas em casas de cultura da cidade


unnamed

No mês em que São Luís completa 405 anos, diversas casas de cultura da capital maranhense, espaços vinculados à Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur), vão realizar atividades alusivas a esta data. São exposições e oficinas, entre outras iniciativas com inspiração na capital maranhense que poderão ser apreciadas por maranhenses e turistas.
A Biblioteca Pública Benedito Leite, por exemplo, recebeu a performance artística do poeta Gercino Cunha nesta segunda-feira (4), além de palestras com historiadores sobre a fundação de São Luís e exposições bibliográficas. Já na terça-feira (5), a Biblioteca faz contação de histórias para o público infantil com a temática “São Luís, 405 anos”.
Durante todo o mês de setembro a Benedito Leite fará atividades destinadas para todos os tipos de público como exposições bibliográficas, com obras que representem o patrimônio arquitetônico de São Luís; exposição ‘Olhares sobre São Luís’, de pintura sobre tela, dos artistas plásticos Frank Silva, Joselma Pestana, Silva Quabash, Jerônimo Oliveira e Gal Caldas. No acervo geral estará a exposição fotográfica “Fotesias para São Luís”, de Raimunda Frazão. Na Biblioteca Infantil ficará a mostra: “São Luís, Terra de Encantos”, com painel fotográfico e livros, com destaque para Bandeira Tribuzzi, autor do Hino de Louvação a São Luís. No Salão de Jornais e Obras Raras a Exposição “Os Encantos de São Luís”, com fotografias e livros que tratam da história de São Luís.
Já a Casa de Cultura Josué Montello (CCJM) recebe a exposição: “São Luís de Montello, do passado e do presente”.  Considerando São Luís cenário de 14 romances do escritor Josué Montello, e que suas obras remontam para a São Luís antiga, serão apresentados os logradouros descritos nos referidos romances com seus nomes antigos e denominações atuais, contendo fotos para ilustrar. Serão montados banners com textos e fotos dos locais citados, fazendo referência as mudanças ocorridas ao longo do tempo.
O Museu Casa de Nhozinho recebe a exposição “Festas e Danças de São Luís” com indumentárias e um pouco da história de diferentes manifestações culturais e tradicionais da cidade: Bumba meu boi Capricho do Povo, Bumba meu boi União da Baixada, Bumba meu boi Brilhoso do Sol e Mar, Bumba meu boi Mimo de São João, Bumba meu boi Madre Deus, Bumba meu boi da Madre Deus, Bumba meu boi Umbelino Pimenta, Baião Cruzado, Dança Portuguesa Encantos de Portugal, Coco Pirinã, Cacuriá do ASC, Tambor de Crioula Pindarezinho, Bloco Afro Abibimã, Quadrilha Fogo Caipira e Dança do Boiadeiro Cowboy de Outro.
Na quarta-feira (6), a Casa de Nhozinho receberá cantadores de Bumba meu boi da baixada que farão apresentações culturais. Estarão presentes os mestres: Raimundinho, Felipe Pezinho, João Domingos, Carlinhos, Antoninho, José lobato, José Lúcio, Manuel Pinheiro, João Sá Viana.
O Centro de Cultura Popular recebe a partir desta terça-feira (5), a exposição “São Luís – Memórias em Miçangas e Canutilhos”, na Galeria Zelinda Lima, sobre a iconografia de alguns espaços da cidade que serão retratados no couro, chapéu ou roupas dos bois, especialmente na apresentação de acervos dos bois: Apolônio da Floresta, Boi Unidos da Santa Fé, Boi Lendas e Magias e o Boi da Liberdade. Além disso, a exposição também fará parte da 11ª Primavera dos Museus.
11ª Primavera dos Museus: “Museus e suas Memórias”
A 11ª Primavera dos Museus acontece de 18 a 24 de setembro, uma ação do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), que ocorrerá em mais de 900 museus de todo o país com a temática: “Museus e suas Memórias”, oferecendo ao público 2.500 atividades especiais, como visitas mediadas, palestras, oficinas, exibição de filmes.
Desta vez, o tema da 11ª Primavera dos Museus destaca a importância de se valorizar a memória institucional como elo essencial nessa ampla cadeia de sentidos, em contínua transformação, que é a memória construída e compartilhada a partir de diferentes perspectivas sociais, e que tem no museu um importante ponto de conexão.
Os museus são patrimônios que se constituem não apenas de edifícios e acervos, mas também memórias e histórias, cuja extroversão se dá por meio do trabalho museológico, como as exposições e as interações com o público. Assim, o tema da 11ª edição da Primavera dos Museus convida o público e instituições participantes a juntos alinhavarem trajetórias, processos e resultados de sua presença e atuação, abrindo espaço para a inclusão da sua produção na malha diversa que é a memória coletiva.
SERVIÇO
O quê?
Palestras com historiadores sobre a fundação de São Luís e exposições bibliográficas e fotográficas.
Quando?
De 5 a 30 de setembro
Onde?Biblioteca Pública Benedito Leite.
O quê?
Exposição “Festas e Danças de São Luís”
Quando?
De 5 a 30 de setembro
Onde?
Museu Casa de Nhozinho
O quê?
“São Luís – Memórias em Miçangas e Canutilhos”
Quando?
De 5 a 30 de setembro
Onde?
Centro de Cultura Popular
O quê?
Exposição “São Luís de Montello, do passado e do presente”
Quando?
De 5 a 30 de setembro
Onde?
Casa de Cultura Josué Montello
Anexos
Casas de cultura têm programação em alusão aos 405 anos de São Luís

Nenhum comentário:

Postar um comentário