sábado, 23 de setembro de 2017

Caminhada em prol da doação de órgãos acontece neste sábado

HU-UFMA mobiliza parceiros e profissionais para evento que marca o Setembro Verde
O Hospital Universitário da UFMA e o Governo do Maranhão, por meio da Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos do Estado (CNCDO-MA), estão mobilizando a população para a caminhada que acontece neste sábado, na avenida Litorânea, em prol da doação de órgãos e tecidos. A concentração acontecerá na Praça dos Pescadores e a largada será às 15h30, com saída em direção ao parquinho.
O ‘Dia Nacional da Doação de Órgãos’, comemorado oficialmente no dia 27 de setembro, integra uma campanha nacional que visa informar e incentivar a população a se tornar doador e ajudar a salvar vidas. A data é pensada para que haja um momento de reflexão sobre a importância da iniciativa.
No Brasil, para se tornar um potencial doador basta comunicar a família.  Por isso, as campanhas sempre enfatizam que é por meio do diálogo com familiares que será respeitado o desejo de ser doador. Segundo dados da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos, São Luís é a capital brasileira com o mais alto índice de recusa familiar.
Segundo a coordenadora da Central de Notificação, Captação e Distribuição de órgãos no Maranhão (CNCDO-MA), Maria Inês Oliveira, o número de transplantes feitos no Maranhão até o dia último 12 foi de 573, de pacientes renais e de 1.545, de córnea. Apenas no primeiro semestre de 2017 foram feitos 26 transplantes de rim e 119 de córnea, no Hospital Universitário. “Apesar dos esforços o número de transplantes realizados no Maranhão ainda é pequeno devido à desinformação e mitos correlacionados ao processo de doação”. 
No fim de agosto, o HU-UFMA foi credenciado pelo Ministério da Saúde para transplantes de coração e de fígado. Segundo a superintende do HU-UFMA, Joyce Lages, o credenciamento é estratégico para a Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos no Maranhão (CNCDO-MA). A gestora diz que em breve o hospital prestará mais um benefício à população. “Até outubro o HU-UFMA fará o primeiro transplante pediátrico de rim”.
Setembro Verde
Durante todo o mês, uma série de atividades foram realizadas. Várias instituições receberam a visita da equipe da Central de Transplantes que, por meio de palestras e distribuição de folders, tiraram dúvidas e informaram sobre a importância da doação de órgãos. Ações de sensibilização foram realizadas em espaços públicos como shoppings da capital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário