quinta-feira, 7 de setembro de 2017

Ceprama recebe o II Encontro de Sotaque da Baixada

Como parte da programação do aniversário de São Luís, nesta sexta-feira, 08 setembro, o espaço Ceprama, na Madre Deus recebe o II Encontro de Sotaque da Baixada, por volta das 19h, com a participação dos seguintes grupos: União da Baixada, Novo Boi de Viana, Penalva, Unidos da Baixada, Santa Luzia, Boi Original, Boi Oriente, Brilho de São Francisco, Santa Fé, Rosa de Saron, Unidos de São Bento, Linda Jóia de Jacaraí de Monção. O evento tem apoio do Governo do Maranhão por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (SECTUR) e da Prefeitura de São Luís.

Curiosidade
O bumba meu boi da baixada é típico da região da Baixada Ocidental Maranhense (São João Batista, São Bento, Pindaré, Penaval, São Vicente de Ferrér e Viana) é também, chamado de sotaque de Pindaré. O ritmo de toque leve e suave é extraído das matracas pequenas, além, dos pandeirões, tambor onça e chocalhos.
Possui os personagens: amo, bailantes, pandeiristas, cazumbá, pagé, índios, índias, cacique, Pai Francisco, Mãe Catirina, boi, onça, burrinha, vaqueiros e rajados. Sua dança é em semi círculo. Reunindo-se todos os integrantes que durante a apresentação reorganizam-se de acordo com as toadas. Os índios e as índias dançam de acordo com o ritmo dos pandeiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário