quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia faz vistoria em ferry-boats do Terminal da Ponta da Espera

Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia faz vistoria em ferry-boats do Terminal da Ponta da Espera
Os deputados Bira do Pindaré (PSB), Wellington do Curso (PP), Cabo Campos (DEM), Zé Inácio (PT) e Júnior Verde (PRB) estiveram no Terminal da Ponta da Espera, na tarde desta terça-feira (26). Eles foram ver de perto as condições de funcionamento dos ferry-boats que atuam no sistema de transporte aquaviário de passageiros e cargas entre São Luís e a Baixada Maranhense.
A iniciativa partiu do deputado Júnior Verde (autor do requerimento solicitando a visita da Comissão de Assuntos Municipais e Desenvolvimento Regional da Assembleia Legislativa) e objetivou detectar, in loco, as necessidades dos usuários, bem como observar os problemas mais urgentes, principalmente no que diz respeito às embarcações.
Assim que chegaram, os deputados foram recebidos pelo diretor de Operações da Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), José Antônio Magalhães, que os conduziu a dois ferry-boats. O tour pelas embarcações ocorreu na presença do presidente do PROCON-MA, Duarte Júnior.
Os deputados entraram nos ferry-boats Cidade de Tutóia (operado pela empresa Serviporto) e Cidade de Alcântara (gerenciado pela Internacional Marítima) e constataram uma série de necessidades, principalmente no primeiro. Eles conversaram com passageiros e  ouviram reclamações, inclusive em relação à carestia dos produtos vendidos nas lanchonetes, lentidão das embarcações e até ao sistema de venda de passagens.
 “Diversos itens precisam ser repensados, como a questão da infraestrutura, segurança, acessibilidade, equipamentos, assistência à saúde em caso de urgência e o conforto dos passageiros. Queríamos ver de perto essa realidade porque sabemos da importância desse tipo de transporte para o Maranhão e, mais ainda, da necessidade das melhorias para a satisfação dos usuários”, disse Bira do Pindaré, presidente da Comissão de Assuntos Municipais e Desenvolvimento Regional.
Wellington do Curso frisou a necessidade das adequações para atender à demanda de pessoas com mobilidade reduzida e informou que será produzido relatório com todos os pontos negativos elencados. O documento será encaminhado ao PROCON-MA e à Agência de Mobilidade Urbana (MOB). “Nossa intenção é que haja, o mais rápido possível, um processo de licitação, que resultará num melhor serviço prestado, pois as empresas concorrentes precisarão atender às exigências para operar”, declarou o deputado.
Cabo Campos lembrou que é oriundo da Baixada Maranhense e sabe exatamente da importância dos ferry-boats para os viajantes. “Há uma série de fatores a serem discutidos, desde a venda de passagens até a higiene nos banheiros, onde também entramos. Esperamos ajudar nesse processo ainda nessa legislatura”, disse.
José Inácio lembrou que houve melhorias no sistema, mas que muita coisa ainda precisa ser feita. “É preciso que a população veja as ações concretas, pois há falhas no sistema que precisam ser corrigidas”, frisou.
Júnior Verde enfatizou a necessidade da existência de um posto de saúde. “Que é extremamente importante em casos de emergência e essa necessidade observamos aqui”, disse.
Os passageiros acompanharam toda a movimentação. O funcionário público Jean Reis foi um dos que se pronunciou. “Nós queremos mais dinamismo, mais conforto nas cadeiras e mais segurança. As embarcações são lentas e o ar condicionado só funciona em alguns. Esperamos que o Governo do Estado providencie a licitação que prometeu”, reclamou.
Segundo José Roberto Francisconi, diretor administrativo da Internacional Marítima, as embarcações da empresa seguem os itens de segurança e utiliza uma quantidade de coletes superior ao exigido pela legislação. “Nossa capacidade é para 900 passageiros, mas nunca navegamos com essa quantidade, sempre menos. E recebemos a inspeção da Marinha. Além disso, temos balsas de salvamento dentro do padrão exigido”, informou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário