segunda-feira, 11 de setembro de 2017

Edição especial da Feirinha São Luís atrai grande público em comemoração aos 405 anos da cidade


Edição especial da Feirinha São Luís atrai grande público em comemoração aos 405 anos da cidade
Como parte da programação de aniversário de 405 anos de São Luís, a Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), realizou uma edição especial da Feirinha São Luís neste domingo (10). Um grande público compareceu à Praça Bendito Leite para ver de perto as atrações culturias que reuniu teatro, música e cultura popular e ainda o melhor da gastronomia local, em um ambiente que valoriza a arte, agricultura familiar e entretenimento. 
A programação cultural teve a peça 'Pão com Ovo', show 'Canta São Luís' - com César Teixeira, Fernando de Carvalho, Rosa Reis, Mano Borges, Kadu Ribeiro - e as apresentações dos grupos 1,2,3, Carcará, Ouro Musical, Marabloco, Boi Encanto do Olho d'Água e a Jardineira Cultural.
"O público veio em peso celebrar o aniversário da nossa querida São Luís, com apresentações artísticas que enaltecem nossa riqueza cultural. É gratificante ver o projeto abraçado e aprovado pela cidade e pelo público, nesta que é uma ação importante realizada por orientação do prefeito Edivaldo, e permanece cada vez mais forte no calendário da família ludovicense" disse o titular da Semapa, Ivaldo Rodrigues.
O projeto Feirinha São Luís tem promovido a reocupação do Centro Histórico desde junho, com o objetivo principal de divulgar e comercializar a produção agrícola familiar da capital e também as artes plásticas, artesanato, cultura, gastronomia e literatura. Uma de suas principais bandeiras é o fortalecimento da agricultura famíliar, incentivada na gestão do prefeito Edivaldo e que visa dar oportunidade ao produtor de ter mais um espaço de comercialização dos seus produtos. 
 JARDINEIRA
Uma das atrações culturais do dia, a Jardineira Cultural animou o público presente no Centro Histórico. A alegoria é uma ação itinerante que percorre bairros, comunidades e eventos levando a cultura maranhense por onde passa. A Jardineira é uma realização da Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult). A ludovicense Serliane Lima viu a alegoria pela primeira vez na Feirinha São Luís. "Gostei muito, espero que continue e leve cultura para todos os bairros da cidade", disse.
"É um projeto que tem o objetivo principal de difundir a cultura de um extremo ao outro da cidade. Lançamos no aniversário de São Luís como uma forma celebrativa, presente aos ludovicenses. A ideia é que ela continue atuando permanentemente ao longo do ano", explicou o secretário municipal de cultura, Marlon Botão.
Em três dias de atuação, a Jardineira passou nas ruas do Centro Histórico, Avenida Pedro II, Praça Benedito Leite, Rua da Palma, Rua de Nazaré, Praça da Criança (Praia Grande), Madre Deus, Rua do Passeio, Praça da Saudade, Beco do Gavião, Anel Viário, Avenida Litorânea (Corredor e Praça dos Pescadores), Lagoa da Jansen (Praça do Foguetinho), Espigão, Ponta d'Areia, Cidade Operária, Cohatrac, Cohab, Angelim, Bequimão, Maranhão Novo, Ipase, Cohama, Vinhais, São Francisco, Estádio Castelão, Camboa (Praça da Ponte Bandeira Tribuzi) e Praça Maria Aragão.
Nos dias de programação, artistas locais e grupos passearam com a Jardineira, entre eles o cortejo de blocos tradicionais, Banda Raiz Tribal, Eliézio do Acordeon e Forró do Ponto Com., VI Cruzada Evangelista "Jesus a verdade que liberta" e a cantora Adriana Bosaipo com o show "Samba pra todos".
CULINÁRIA
O ponto de encontro dominical das famílias e amigos ludovicenses, um dos destaques da Feirinha São Luís é a gastronomia. A Barraca do Chef teve como convidada neste domingo (10), Rosângela Roxo que apresentou um cardápio de delícias típicas da culinária maranhense.
A proposta da Barraca do Chef é que a cada edição, seja apresentado um cardápio com a marca de cada profissional. Nas edições anteriores, nomes como Melquiades Dantas, Cila Brandão, Juja, Danilo Dias, Thiago Ogro, Felipe Marques, Giuseppe Rocha e Paulo Coimbra, conquistaram o público pelos sabores variados de seus pratos.
PROJETO
A Feirinha São Luís é realizada todos os domingos na Praça Benedito Leite, de 7h às 15h. Integrando 11 polos agrícolas da grande Ilha, que comercializam produtos diversos a preços competitivos, distribuídos em mais de 80 pontos de comércio, movimentando o turismo na capital. A Feirinha conta com 29 barracas para produtos agrícolas, 25 para artesanato, 14 de alimentação e 11 food trucks.
A iniciativa tem apoio do Governo do Estado, Citelum, reunindo órgãos municipais, Banco do Nordeste, Supermercados Mateus, Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), e Associação Comercial do Maranhão (ACM). Apoiam ainda o evento, o Senac, a Academia Maranhense de Letras, e a Arquidiocese de São Luís.

Nenhum comentário:

Postar um comentário