sábado, 9 de setembro de 2017

Feira da Agricultura Familiar leva kits feira para agricultores de Lagoa Grande


 Para Adelmo Soares, o kit feira dá dignidade ao trabalho de produtores rurais. (Foto: Divulgação)

“Estou muito feliz! Consegui vender todos os meus produtos: tomate, pepino, quiabo, alface, cheiro verde, abóbora, couve”, diz Maria dos Santos, durante Feira da Agricultura Familiar realizada essa semana em Lagoa Grande. Ela foi uma das beneficiadas com entregas de kits feira feitas pelo Governo do Maranhão no município.
Ao todo, foram dez os kits distribuídos na cidade pelo governo, por meio do Sistema de Agricultura Familiar – formado pela Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (AGERP), Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (ITERMA) e Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF).
“Agora, peço a Deus saúde para continuar trabalhando porque tenho onde vender”, comemora a produtora rural, que por não ter a barraca para comercialização antes, produzia somente para consumo próprio, distribuindo o que sobrava para os vizinhos.
   Agricultores familiares de Lagoa Grande foram beneficiados com dez kits feira. (Foto: Divulgação)

Hamilton Fontenele, do povoado Cocal, é outro beneficiado. Ele conta que vendia sua produção de moto e, quando o pneu furava, chegava até os clientes a pé, carregando os produtos nas costas. Com a barraca, seu negócio deu uma guinada.
“Trabalho com agricultura desde criança e nunca vendi um maxixe para o Governo”, diz Hamilton. “Hoje, só pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), já vendi mais de R$ 6 mil reais, além de realizar um sonho: Ter um local e estrutura para vender minha produção”, completa.
Trabalho digno
“Ver a felicidade dos agricultores familiares aqui de Lagoa Grande nos motiva a trabalhar ainda mais para fortalecer e dar dignidade a essas famílias que tiram da terra seu sustento”, diz o titular da SAF, Adelmo Soares.
“O kit feira que nós entregamos a essas famílias é muito importante porque o agricultor agora terá um local para expor seus produtos, ter renda, dignidade e uma vida melhor. Esse é nosso objetivo”, frisa Adelmo.
Apoio à agricultura familiar
Apoio do governo à agricultura familiar destina alimentos para famílias carentes. (Foto: Divulgação)

O prefeito de Lagoa Grande, Chico Freitas, agradece o apoio dispensado pelo Governo do Estado para o desenvolvimento da agricultura familiar no município. “O governo tem sido muito parceiro aqui em Lagoa Grande. Estamos tendo apoio em infraestrutura, segurança, produção e comercialização”, detalha.
“A economia local está sendo desenvolvida e as famílias carentes estão recebendo alimentos saudáveis direto do agricultor familiar, pois os alimentos comprados pelo PAA são doados ao Centro de Assistência Social (CRAS), destinados às famílias carentes e ao hospital do município”, explica o prefeito.
Kits feira
A SAF vem realizando entrega de kit feira – composto por barracas, balanças, jalecos, caixa de isopor, gaiola plástica para aves e treinamento de comercialização e higiene – desde 2016. O projeto prevê a entrega nas 19 regionais da AGERP e nos 30 municípios atendidos pelo Plano Mais IDH, voltado para a melhoria dos índices de desenvolvimento humano no estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário