sexta-feira, 29 de setembro de 2017

Festejo de São Benedito em Cururupu recebe apoio do Sebrae

A arquitetura icônica da igreja de São Benedito em Cururupu chama a atenção como ponto turístico da cidade.
Em 2017 o festejo em homenagem a São Benedito acontece entre os dias 29 de setembro e 08 de outubro e tem uma vasta programação religiosa e cultural.
O maranhense carrega em sua essência e formação cultural características muito evidentes da religiosidade, indo além da espiritualidade, a fé enraizada no nosso povo faz com que as diversas manifestações religiosas espalhadas por todo o estado, sejam consideradas muito importantes para as economias locais, gerando emprego, renda e novos negócios.
Todos os anos, a comunidade católica do município de Cururupu, localizado na região do litoral ocidental maranhense, se organiza para celebrar o festejo do glorioso São Benedito.
Com o tema: “Como São Benedito acolhamos o sim de Maria para uma igreja em saída”, este ano a comissão organizadora do festejo ganhou um reforço importante. Uma equipe de consultores e de analistas do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) está no município auxiliando nos preparativos para a festa religiosa.
O trabalho desenvolvido em Cururupu faz parte de uma cadeia de ações que vem sendo executada pelo Sebrae no Maranhão, com o objetivo de mapear, roteirizar, estruturar e fortalecer o turismo na região da Baixada e Litoral Ocidental Maranhense em todos os seus segmentos.
O turismo religioso e a economia criativa são vistos como áreas de potencial econômico e produtivo que podem ser explorados na região, tornando-se fontes de recursos importantes para impulsionar a economia. Por conta disso, a superintendência do Sebrae no Maranhão, tem articulado ações para o desenvolvimento deste segmento.
“O turismo religioso tem um potencial inegável na região do Litoral Ocidental Maranhense e o nosso trabalho é para que seja criado um ambiente favorável para que esse segmento deixe de ser apenas um potencial e passe a ser uma realidade. O Sebrae já trabalha para isso e esse trabalho não irá parar até que vejamos a região aproveitar de maneira sustentável todo o potencial que tem” afirmou João Martins, Diretor Superintendente do Sebrae no Maranhão.
Além do reforço na organização, a unidade regional do Sebrae em Pinheiro, através do projeto Desenvolvimento Econômico e Territorial do Litoral Ocidental, construiu uma parceria inédita entre a instituição, a Prefeitura de Cururupu e a Paróquia local e está garantindo capacitação para um grupo formado por 25 potenciais empreendedoras do segmento da gastronomia que atuam no município.
Turma formada por potenciais empreendedoras da gastronomia participam de capacitação de comidas típicas e doces regionais, realizada pelo Sebrae.
O curso teve duração de uma semana e foram repassadas orientações de boas práticas no manuseio, comercialização e higiene dos alimentos. Os participantes puderam aprimorar técnicas já utilizadas por eles e conhecer novas formas de preparo de pratos típicos e doces regionais. 15 dos 25 participantes do curso estarão diretamente envolvidos na realização do festejo de São Benedito, produzindo e comercializando alimentos para turistas e visitantes locais.
Para a presidente da comissão organizadora do festejo de São Benedito, Rafisa Goulart, a parceria estabelecida com o Sebrae foi importante para melhorar a qualidade dos serviços e a organização da festividade.
“Esse ano poderemos oferecer produtos e um atendimento com maior qualidade, graças à parceria com o Sebrae que está qualificando os nossos empreendedores. Garanto que todos os visitantes que vierem até Cururupu esse ano para participar do festejo de São Benedito não irão se arrepender” frisou Goulart.
Uma turma formada só por artesãos, que irão comercializar suas peças durante o festejo de São Benedito, também serão capacitados. Os artistas participarão de um capacitação com um design e consultor do Sebrae que irá ensinar técnicas de comercialização e produção, que servirão para valorizar ainda mais as ricas peças do artesanato local.
“Nosso objetivo com essas parcerias é fortalecer o turismo na região, a capacitação dos empreendedores que integram a cadeia faz parte do planejamento. O segmento do turismo religioso tem o seu público e acreditamos que a qualidade dos produtos oferecidos e o bom atendimento são fundamentais para que os turistas decidam visitar a região incluindo ela de vez no roteiro do turismo do Maranhão, não apenas religioso, mas também dos outros segmentos” afirmou a gerente regional do Sebrae em Pinheiro, Graça Fernandes.
BOX 01 - OS NÚMEROS DO TURISMO RELIGIOSO NO BRASIL
Segundo o Ministério do Turismo, no Brasil, cerca de 18 milhões de pessoas viajam motivadas pela fé todo ano e o segmento do turismo religioso movimenta cifras que representam mais de 3% de toda a econômica do turismo nacional, que gira em torno de 492 bilhões de reais por ano, provando assim a importância deste modelo de turismo para a economia do país.
De acordo com levantamento feito pelo Sebrae, o turismo religioso tem impulsionado economias locais e incentivado a criação de pequenos negócios, além de movimentar setores do comércio, serviços e artesanato, o que consequentemente gera emprego e renda no país.
BOX 02 – PROGRAMAÇÃO DO FESTEJO DE SÃO BENEDITO EM CURURUPU
Em 2017 o festejo em homenagem a São Benedito acontece entre os dias 29 de setembro e 08 de outubro e tem uma vasta programação religiosa e cultural. Na abertura – dia 29 – os turistas e fieis poderão participar de uma caminhada que percorrerá diversas ruas da cidade, na chegada uma Santa Missa que celebra o início das festividades.
No dia 05 de outubro, dia de São Benedito, uma carreata seguida por uma missa campal marcam a data de celebração ao santo padroeiro dos cozinheiros, das donas de casa e protetor dos Negros.
No sábado, dia 07 de outubro, uma belíssima procissão ilumina as ruas e os casarões da cidade histórica de Cururupu.
O domingo dia 08, último dia das festividades, é marcado pela grande carreata com devotos e a tradicional distribuição dos pães de São Benedito. A tarde uma procissão conduz a todos para a missa de encerramento do festejo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário